A equipa mexicana de ginástica rítmica está retida em Israel por causa da guerra que assola o país e a Faixa de Gaza, e pediu ajuda ao seu governo na segunda-feira para poder sair do país.
"Estamos em Israel num centro de treino para preparar os próximos Jogos Pan-Americanos, mas a situação tomou um rumo inesperado e preocupante", disse o treinador Blajaith Aguilar Rojas num vídeo publicado nas redes sociais.
Impossibilitada de sair de Israel devido ao cancelamento de numerosos voos comerciais, a equipa mexicana lança um apelo às autoridades do seu país: "Solicitamos vivamente o apoio do nosso governo para que possamos regressar sãos e salvos a casa o mais rapidamente possível". As cinco ginastas mexicanas vão participar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro de 2023.
Em outra publicação nas redes sociais, elas disseram que estavam em um lugar seguro, longe dos combates. Cerca de 1.300 pessoas morreram desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, que começou no sábado com uma ofensiva sem precedentes do movimento islamita palestiniano.
Leia Também: Rebeca Andrade vence Biles e sagra-se campeã de saltos nos Mundiais