Portugal-Eslováquia: Contas de calculadora são coisa do passado

Portugal pode assegurar o apuramento com uma vitória ou um empate, nesta sexta-feira.

Notícia

© Getty Images

David Silva
13/10/2023 07:34 ‧ 13/10/2023 por David Silva

Desporto

Antevisão

As famosas 'contas de calculadora' eram típicas dos apuramentos da seleção nacional de futebol tanto para Europeus, como para Mundiais. Deixar a decisão para a última jornada ou para os play-offs (quem não se lembra da vitória sobre a Suécia, em 2013, Bósnia em 2011, ou Macedónia em 2022?) já fazia parte dos costumes futebolísticos lusos.

A comitiva de Roberto Martínez veio alterar isso nesta fase de qualificação para o Euro 2024, com cinco vitórias em tantos outros jogos, sem sofrer qualquer golo. Triunfos sem grande brilhantismo (à exceção da goleada história sobre o Luxemburgo, por 9-0) mas, sobretudo, eficazes.

Portugal pode assegurar a passagem à fase final, na Alemanha, com uma vitória sobre a Eslováquia ou até um empate, se os luxemburgueses perderem o respetivo encontro. Os lusos têm 15 pontos, enquanto a Eslováquia soma 13 e o Luxemburgo dez.

O jogo está marcado para as 19h45, no Estádio do Dragão, no Porto. Um reduto que "gosta de receber a seleção", segundo Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto. Poderá acompanhar a partida, em direto, com o Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Roberto Martínez:

Adversário: "Analisámos o jogo contra a Eslováquia antes do jogo com o Luxemburgo. A Eslováquia foi melhor do que nós na primeira parte. Não é que Portugal tenha jogado mal. Fez um trabalho sem bola com muita agressividade. Tapou as nossas linhas de passe. Sofremos e na segunda parte fomos melhores. O Francisco Calzona trabalhou um 4-3-3 que tem uma sincronização que não é normal."

Escolhas no onze: "Falamos muito sobre o onze inicial, mas há cinco substituições e depois há um jogo na Bósnia, no domingo. Isso é, para mim, muito importante. Utilizaremos, como fizemos no último estágio, jogadores para o onze inicial, outros são substituídos, outros mudam... Temos dois jogos muito importantes e olhamos a 21 jogadores mais os três guarda-redes. O Diogo Costa vai jogar amanhã, mas o futebol moderno não é apenas o onze."

Apuramento: "Nós estamos focados para estar ao máximo nível amanhã. Não há jogos fáceis, é uma situação muito clara. Ganhámos cinco jogos porque os nossos jogadores tiveram uma atitude e um compromisso exceptional. Depois, isso dá uma estrutura para mostrar talento. A nossa seleção tem jogadores com um patamar acima de algumas seleções opositores nesta fase de apuramento, mas isso não chega para [tornar] os jogos fáceis."

Francesco Calzona:

Adversário: "Sabemos muito bem que vamos jogar contra uma dos melhores equipas do mundo. É uma honra para nós disputar partidas assim, porque se quisermos ser uma grande seleção, temos que jogar contra quem é melhor. Ainda precisamos de muito tempo, não somos uma equipe grande, mas chegaremos lá."

Mudanças face à derrota: "Talvez haja pequenos ajustes no onze, mas mantemos nossos princípios de jogo. Temos que jogar ainda melhor do que na primeira partida. Essa é a única maneira de trazer pontos para casa."

Ausência de Haraslin: "Lukás tem problemas musculares nos gémeos. Não viajou connosco e está inapto nestes dois jogos. Voltou ao clube, essas são as regras. É verdade que o nosso lado esquerdo, quando contamos com ele, era mais físico e técnico. As características dos jogadores são mais ofensivas. No entanto, temos jogadores na equipa que podem facilmente substituir Lukás."

Últimos onzes

Portugal: Diogo Costa, Semedo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Danilo, Bernardo, Diogo Jota, Gonçalo Ramos.

Eslováquia: Dubravka, Tomic, Gyomber, Skriniar, Hancko, Duda, Lobotka, Benes, Mak, Bozenik, Haraslin.  

Últimos resultados

Portugal: V-V-V-V-V

Eslováquia: V-D-V-V-V

Ausências

Portugal: Ricardo Horta, Rúben Neves, Nuno Mendes.

Eslováquia: Lukas Haraslin

Leia Também: Roberto Martínez deixa aviso: "A Eslováquia foi melhor do que nós..."

  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vídeo. Entre na festa de anos de CR7 (que até teve direito a dois bolos)

Cristiano Ronaldo

Vídeo. Entre na festa de anos de CR7 (que até teve direito a dois bolos)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas