As famosas 'contas de calculadora' eram típicas dos apuramentos da seleção nacional de futebol tanto para Europeus, como para Mundiais. Deixar a decisão para a última jornada ou para os play-offs (quem não se lembra da vitória sobre a Suécia, em 2013, Bósnia em 2011, ou Macedónia em 2022?) já fazia parte dos costumes futebolísticos lusos.
A comitiva de Roberto Martínez veio alterar isso nesta fase de qualificação para o Euro 2024, com cinco vitórias em tantos outros jogos, sem sofrer qualquer golo. Triunfos sem grande brilhantismo (à exceção da goleada história sobre o Luxemburgo, por 9-0) mas, sobretudo, eficazes.
Portugal pode assegurar a passagem à fase final, na Alemanha, com uma vitória sobre a Eslováquia ou até um empate, se os luxemburgueses perderem o respetivo encontro. Os lusos têm 15 pontos, enquanto a Eslováquia soma 13 e o Luxemburgo dez.
O jogo está marcado para as 19h45, no Estádio do Dragão, no Porto. Um reduto que "gosta de receber a seleção", segundo Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto. Poderá acompanhar a partida, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Roberto Martínez:
Adversário: "Analisámos o jogo contra a Eslováquia antes do jogo com o Luxemburgo. A Eslováquia foi melhor do que nós na primeira parte. Não é que Portugal tenha jogado mal. Fez um trabalho sem bola com muita agressividade. Tapou as nossas linhas de passe. Sofremos e na segunda parte fomos melhores. O Francisco Calzona trabalhou um 4-3-3 que tem uma sincronização que não é normal."
Escolhas no onze: "Falamos muito sobre o onze inicial, mas há cinco substituições e depois há um jogo na Bósnia, no domingo. Isso é, para mim, muito importante. Utilizaremos, como fizemos no último estágio, jogadores para o onze inicial, outros são substituídos, outros mudam... Temos dois jogos muito importantes e olhamos a 21 jogadores mais os três guarda-redes. O Diogo Costa vai jogar amanhã, mas o futebol moderno não é apenas o onze."
Apuramento: "Nós estamos focados para estar ao máximo nível amanhã. Não há jogos fáceis, é uma situação muito clara. Ganhámos cinco jogos porque os nossos jogadores tiveram uma atitude e um compromisso exceptional. Depois, isso dá uma estrutura para mostrar talento. A nossa seleção tem jogadores com um patamar acima de algumas seleções opositores nesta fase de apuramento, mas isso não chega para [tornar] os jogos fáceis."
Francesco Calzona:
Adversário: "Sabemos muito bem que vamos jogar contra uma dos melhores equipas do mundo. É uma honra para nós disputar partidas assim, porque se quisermos ser uma grande seleção, temos que jogar contra quem é melhor. Ainda precisamos de muito tempo, não somos uma equipe grande, mas chegaremos lá."
Mudanças face à derrota: "Talvez haja pequenos ajustes no onze, mas mantemos nossos princípios de jogo. Temos que jogar ainda melhor do que na primeira partida. Essa é a única maneira de trazer pontos para casa."
Ausência de Haraslin: "Lukás tem problemas musculares nos gémeos. Não viajou connosco e está inapto nestes dois jogos. Voltou ao clube, essas são as regras. É verdade que o nosso lado esquerdo, quando contamos com ele, era mais físico e técnico. As características dos jogadores são mais ofensivas. No entanto, temos jogadores na equipa que podem facilmente substituir Lukás."
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa, Semedo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, Bruno Fernandes, Danilo, Bernardo, Diogo Jota, Gonçalo Ramos.
Eslováquia: Dubravka, Tomic, Gyomber, Skriniar, Hancko, Duda, Lobotka, Benes, Mak, Bozenik, Haraslin.
Últimos resultados
Portugal: V-V-V-V-V
Eslováquia: V-D-V-V-V
Ausências
Portugal: Ricardo Horta, Rúben Neves, Nuno Mendes.
Eslováquia: Lukas Haraslin
Leia Também: Roberto Martínez deixa aviso: "A Eslováquia foi melhor do que nós..."