Lembra-se de Jean-Clair Todibo? Assinou uma passagem pelo Benfica na temporada 2020/21 e agora está no centro da mais recente polémica do futebol francês, ao ser apanhado a rir em pleno minuto de silêncio, de homenagem ao professor que foi assassinado por um extremista islâmico numa escola, que antecedeu a partida entre Países Baixos e França, registada na noite de sexta-feira.
As imagens depressa começaram a circular nas redes sociais e 'chovem críticas' à atitude do defesa francês de 23 anos que acabou por não ser utilizado nesse jogo.
A Federação Francesa de Futebol ainda não reagiu de forma oficial à polémica, mas tudo leva a crer que o jogador já terá sido advertido pelo momento protagonizado.
Recorde-se que horas antes da partida, que acabou por confirmar o apuramento de França para o Euro'2024, um professor havia sido morto numa escola secundária de Arras (norte de França) por um russo-checheno de 20 anos num ataque islamita que feriu ainda mais três pessoas. O caso motivou uma rápida ação do Governo francês, com a primeira-ministra, Élisabeth Borne, a elevar o alerta antiterrorista Vigipirate ao mais alto nível.
France and Nice centre back Jean-Clair Todibo laughs during the minute of silence for the teacher whose throat was slit in Arras. pic.twitter.com/vhZclyxStT
— Total Football (@TotalFootbol) October 14, 2023
Leia Também: Centenas reúnem-se em Arras por professor morto em ataque islamita