Bósnia-Portugal: Engenheiro, Roberto Martínez tem mão em cima do recorde

Atual selecionador nacional poderá ultrapassar uma marca histórica alcançada pelo seu antecessor. Primeiro lugar do grupo pode ser garantido já esta segunda-feira.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
16/10/2023 08:11 ‧ 16/10/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Já com com o apuramento para o Euro'2024 confirmado, Portugal desloca-se até à Bósnia e Herzegovina, esta segunda-feira, num jogo que poderá ditar a confirmação do primeiro lugar do grupo J. O objetivo está à distância de um empate ou de um 'tropeção' da Eslováquia.

Além disso, há um recorde à vista. No 'reinado' de Fernando Santos, a seleção nacional atingiu um recorde de sete triunfos consecutivos em jogos oficias, tratando-se de uma marca atingida por Roberto Martínez logo no arranque da aventura na equipa das quinas. Ao oitavo jogo, um oitavo triunfo ditará nova marca histórica.

Portugal não tinha sofrido qualquer golo nos primeiros seis jogos, porém, precisamente no duelo que confirmou o passaporte para o Campeonato da Europa da Alemanha, a seleção nacional acabaria mesmo por conceder dois, no triunfo frente à Eslováquia no Estádio do Dragão (3-2), na passada sexta-feira.

Do outro lado, a Bósnia e Herzegovina regressou aos triunfos frente ao Liechtenstein (0-2) e está de olhos postos em alcançar o segundo lugar do grupo J, ocupado pela Eslováquia, a quatro pontos de distância. Ainda assim, uma derrota frente a Portugal poderá anular qualquer tipo de esperança em sonhar com o apuramento.

O jogo tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental), esta segunda-feira, no Estádio Bilino Polje. A arbitragem ficará a cargo do turco Umut Meler e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Savo Milosevic

Mudanças e sorte: "Definitivamente, precisamos de sorte. Têm grandes jogadores e vamos dar tudo o que temos. Provavelmente, vão mudar alguns jogadores, mas, mesmo assim, são muito bons os que entrarem, porque jogam em grandes clubes".

Favoritismo de Portugal: "Está claro que Portugal é o favorito. Todos acham que vai ser um jogo fácil para Portugal, mas o jogo com o Liechtenstein deu-nos confiança e vamos tentar jogar o melhor que sabemos. Espero um grande Portugal e nós vamos lutar para encontrar soluções durante o jogo".

Mentalidade do adversário: "Eu sei a mentalidade do povo português, dos jogadores portugueses e sei que vêm aqui para vencer. Será muito difícil para nós vencer, mas vamos procurar a vitória"-

Roberto Martínez

Objetivo após qualificação: "Para nós, é importante seguir com o mesmo foco e é importante ganhar o grupo. É um objetivo claro. Precisamos de fazer mudanças e de frescura física, até porque fizemos um jogo muito exigente frente à Eslováquia. Agora temos informação para ver se precisamos de muitas mudanças ou não. A ideia é continuar como no estágio de setembro e tentar o menor número de mudanças".

Novo selecionador na Bósnia: "Todos respeitamos o adversário. Eu comecei a seguir o futebol bósnio em 2014, no Mundial do Brasil, fiquei apaixonado por Besic e contratei-o para o clube [Everton]. Desde então, vejo o incrível profissionalismo dos jogadores bósnios. Pjanic, Dzeko, Kolasinac... Temos de concentrar-nos em nós próprios e dar o nosso melhor. Só dando o melhor é que podemos ganhar".

Melhorias na defesa: "Para ganhar sete jogos precisas de ter muito equilíbrio e trabalhar muito duro na defesa. Isso deu-nos muitas oportunidades para marcar golos. Contra a Eslováquia a primeira parte foi muito boa. Na segunda parte eles tomaram o risco e remataram três vezes. A reação ao golo da Eslováquia foi muito boa. É isso que precisamos. Gostei muito da reação. Precisamos de melhorar e crescer, mas estou muito satisfeito com o trabalho da equipa".

Últimos resultados

Bósnia e Herzegovina: V-D-V-D-D

Portugal: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Bósnia: Ibrahim Sehic, Amar Dedic, Dennis Hadzikadunic, Sead Kolasinac, Adrian Leon Barišić, Gojko Cimirot, Amar Rahmanovic, Miralem Pjanic, Miroslav Stevanovic, Edin Dzeko, Ermedin Demirovic

Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, António Silva, Rúben Dias, Diogo Dalot, Bernardo Silva, João Palhinha, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos

Ausências

Bósnia: (-)

Portugal: Raphael Guerreiro e Ricardo Horta (lesionados)

Leia Também: Eis os 'três mosqueteiros' de Roberto Martínez

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Candidato à presidência do Benfica visa Jorge Mendes: "Deve respeitar..."

Benfica

Candidato à presidência do Benfica visa Jorge Mendes: "Deve respeitar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

ANSR

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas