Vilar de Perdizes e FC Porto defrontam-se, esta sexta-feira, a partir das 20h45, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, num duelo relativo à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Vilar de Perdizes e FC Porto defrontam-se pela primeira vez na história, num jogo que representa a chegada ao céu do emblema de Montalegre, já que também é a primeira vez que defronta uma equipa dos dois primeiros escalões do futebol português.
O Vilar de Perdizes realizou apenas cinco jogos na Taça de Portugal - soma duas vitórias e três derrotas, sendo que o FC Porto nunca foi eliminado por uma equipa do 4.º escalão (ou inferior) na prova rainha do futebol português. A última vez que os dragões defrontaram uma equipa do 4.º escalão (ou abaixo) foi em 2018/19: golearam o Vila Real (que jogava nos distritais) por 6-0.
Treinadores em discurso direto
Vítor Gamito
Jogo especial: "Um jogo superespecial para nós, o nosso maior adversário tem sido controlar a ansiedade desde o dia do sorteio até ao dia do jogo. São bastantes semanas em que temos de nos focar na melhor forma de podermos preparar o jogo".
Poderio do FC Porto: "No total desses jogos [da terceira eliminatória], o FC Porto apenas concedeu treze cantos e quatro remates enquadrados aos seus adversários. Isto [espelha] bem a dimensão da montanha que vamos ter de escalar".
Probabilidade de êxito: "Equipa tem de se agarrar aos 0,1 ou 1 por cento de hipóteses para conseguir ser competitiva dentro de campo".
Sérgio Conceição
Interesse do público nos grandes jogos: "Não pediram bilhetes para este... A motivação tem de ser sempre a mesma, não tem a ver com o adversário que temos pela frente ou com a competição que temos para disputar. A Taça é uma competição muito importante e todos os jogos são importantíssimos para nós nas diferentes competições. Motivação tem de ser o dia a dia, a preparação do jogo. Aí sentimos o grupo, que tem dado uma resposta, e hoje fiz um pequeno teste positivo. Perguntei quais eram os jogadores que jogam mais do Vilar de Perdizes. E foi muito positivo, ao conhecerem praticamente toda a equipa e soluções que o adversário apresenta durante os jogos. Isso deixa-me tranquilo. São estes jogos que são passaporte para terem mais minutos nos jogos seguintes, nomeadamente na Champions. A motivação tem de ser representar o FC Porto e entrar todos os dias com o intuito de representar um clube histórico, com uma história fantástica nesta competição. Têm de ser conscientes e ter ressa responsabildiade. E espero, também, que o público sinta isso e para estar numa fase adiantada ou no Jamor, é preciso passar este jogo. O jogo final, para nós, é o menos importante, não podemos ter se não passarmos amanhã."
Rodar a equipa? "Isso era o primeiro passo para me dar mal. O primeiro passo para não ganhar. Estamos preocupados em preparar o jogo perante uma equipa que tem gente rápida na frente, que tem dois laterais que atacam bem, num sistema que nós conhecemos cada vez melhor. O Raymond da seleção de Trindade e Tobago que está a chegar agora, não sei se vai jogar ou não... Têm o Paulo Costa, ponta de lança muito rápido e vertical. Têm um miúdo no meio-campo e um colombiano que jogam bem. Têm três centrais que batem bem. Nao sei se joga o Palha ou o Miguel na baliza. Toda a dinâmica que têm... Olhamos para o Vilar de Perdizes como para qualquer equipa da Liga dos Campeões. Respeito máximo."
Onze que dá mais garantias. A preparação deste jogo pode trazer novidades? "Não sei que novidades podem esperar. Os que estiveram mais tempo na preparaçao de jogo tiveram possibilidades de jogar, jogadores que devem chegar entretanto... Nesse sentido fica mais difícil trabalhar durante a semana, somos muito rigorosos na preparaçao. Este é mais um jogo que merece toda a atenção e respeito."
Últimos onzes
Vilar de Perdizes: Pedro Palha, Ouattara, Pedro Miguel, Alisson Santos, Jane Moreno, André Raymond, Muelson Samate, Agustin De Armas, Freider Tirado, Paulo Costa, André Mendy.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, David Carmo, Zé Pedro, Wendell, Romário Baró, Nico González, Alan Varela, Pepê, Mehdi Taremi, Evanilson.
Últimos resultados
Vilar de Perdizes: E-E-V-D-V
FC Porto: V-D-D-V-V
Ausências
Vilar de Perdizes: -
FC Porto: Marcano, Pepe, Stephen Eustáquio e Zaidu.
Leia Também: Revelados alguns dos jogos nos quais Fagioli apostou (FC Porto incluído)