Uma derrota... para contar aos netos. As notas do Lusitânia-Benfica

A Taça de Portugal proporciona espetáculos de futebol improváveis cuja importância vai além do resultado dentro das quatro linhas.

Notícia

© Benfica

David Silva
21/10/2023 08:03 ‧ 21/10/2023 por David Silva

Desporto

Taça de Portugal

As fases mais precoces da Taça de Portugal dão azo, todos os anos, a histórias de futebol improváveis. Na terceira eliminatória da competição, a sorte ditou que os três grandes se deslocassem a redutos menos conhecidos da alta roda do futebol nacional. O FC Porto defronta o Vilar de Perdizes (em Chaves), o Sporting o Olivais e Moscavide, e o Benfica foi jogar até à ilha Terceira pela primeira vez desde 1967 (na altura, para defrontar o Angrense). 

Foram quase 60 anos de interregno, o equivalente a três gerações, e muita ânsia, seguramente, tinham os benfiquistas terceirenses em rever o seu clube naquele cenário. O jogo levou muitas famílias ao Estádio João Paulo II, mesmo em dia de chuva (e bastante). 

Posto isto, o resultado final foi o expectável. Uma vitória folgada do Benfica sobre o Lusitânia, por 4-1, ainda que o jogo não tenha sido 'confortável'. 

Num relvado muito molhado, debaixo de chuva contínua, o primeiro golo chegou com nota artística, por parte de João Mário. O médio marcou um belo golo de calcanhar, aos nove minutos. Rafa foi um 'quebra-cabeças' para a defensiva contrária e apontou o segundo, após uma excelente abertura de Chiquinho, expedito no passe. 

O Benfica ainda 'estremeceu' com um golo de grande penalidade obtido por Enzo Ferrara, luso-francês que cumpre a segunda temporada ao serviço do Lusitânia. Um tento marcante na sua carreira.

Na segunda parte, o Benfica confirmou o triunfo com mais dois golos. Arthur Cabral aproveitou uma desatenção na defensiva do Lusitânia para marcar o primeiro golo de águia ao peito e já perto do final foi Tiago Gouveia a fazer o gosto ao pé, com uma bela arrancada pela direita e uma excelente finalização. Nota ainda para dois golos anulados a Gonçalo Guedes, em 45 minutos de participação no encontro. O Benfica seguiu, assim, em frente na Taça de Portugal. 

Figura

Rafa Silva foi o jogador mais perigoso das águias e, quiçá, o mais decisivo. Criou oportunidades para si e para os colegas, marcando o segundo golo do Benfica com classe. Foi essencial a atacar os espaços libertos e desorganizou a defensiva açoriana.

Surpresa 

Gonçalo Guedes mereceria este título após conseguir marcar dois golos, ainda que anulados, mas a verdade é que Tiago Gouveia foi a grande surpresa da noite. Fez apenas o segundo jogo pela equipa principal do Benfica esta época e aproveitou a oportunidade (quinze minutos) para assinalar um belo tento. 

Desilusão

Juan Bernat continua sem mostrar as credenciais de outrora. Chegou emprestado pelo Paris Saint-Germain na reta final do mercado, mas mesmo contra um adversário mais acessível, não se destacou e acabou substituído ao intervalo por Jurasek. 

Treinadores

Roger Schmidt: Esteve bem em promover a rotação no onze inicial e em dar minutos a jogadores menos utilizados, sendo que a maioria correspondeu bem. Foi proativo nas substituições, quando muitas vezes é acusado do contrário. 

Ricardo Pessoa: Mesmo sabendo do diferencial de estatuto das duas equipas, o treinador do Lusitânia não abdicou da sua estrutura habitual, o 4-3-3, nem de um comportamento 'atrevido' da sua equipa. Pessoa bem avisou que não ia 'estacionar' o autocarro. Nota positiva para o jovem treinador. 

Árbitro

Ricardo Baixinho, juiz da AF de Lisboa, de 36 anos, teve o mérito de passar quase despercebido na partida. Num jogo em que não teve o auxílio do VAR, parece ter acertado nas grandes decisões, como a falta para grande penalidade e os golos anulados.

Leia Também: Em Angra, não houve 'Heroísmo' do Lusitânia. Benfica continua na Taça

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas