João Félix e João Cancelo assinaram pelo Barcelona, no último dia do passado mercado de transferências de verão, provenientes de Atlético de Madrid e Manchester City, respetivamente, a título de empréstimo. Um processo demorado... mas por boas razões.
O jornal espanhol Sport traz, este sábado, a público o método utilizado por Xavi Hernández para filtrar os jogadores pretendidos para cada uma das posições que considera carenciadas, e, dessa maneira, minimizar a margem de erro, na hora de reforçar a equipa.
Este método passa por um total de três testes. O primeiro de todos passa por uma complicação de toda a informação disponível sobre o atleta em causa, nomeadamente, ao nível do comportamento adotado, dentro e fora das quatro linhas.
De seguida, os nomes dos 'sobreviventes' são comunicados à secretaria técnica, que analisa o investimento necessário e coloca-o em contraponto com uma série de fatores, entre eles, a idade, o ordenado e o custo de uma eventual transferência.
Por fim, é hora de o próprio treinador ligar diretamente a cada um dos jogadores. Em caso de 'feedback' negativo, a contratação é colocada em segundo plano ou até mesmo descartada. Caso contrário, o clube recebe ordens para dar início às negociações.
Leia Também: Xavi elogia o "portento" João Cancelo e admite testar Félix... a lateral