Da equipa de juniores do Cádiz à equipa principal do Liverpool. A aventura de Suso em Inglaterra, há mais de dez anos, marcou a sua vida para sempre.
O jovem espanhol deixou a Andaluzia para se juntar às camadas jovens da equipa de Anfield Road em busca de sucesso num clube histórico. Hoje, aos 29 anos e como jogador do Sevilla depois de uma passagem de sucesso pelo AC Milan, recorda ao Daily Mail como foram os seus inícios antes de enfrentar um dos seus velhos rivais na Premier League: o Arsenal na Liga dos Campeões.
"Cheguei ao Liverpool com 16 anos e fui viver com uma família inglesa. Perguntei ao Rafa o que era melhor e ele disse-me que o melhor era uma família para me adaptar e aprender a língua", recorda Suso, que chegou ao "Liverpool espanhol" com Benítez no banco e Torres, Reina, Ayala e Pacheco na equipa principal, bem como vários latinos como Cavalieri, Mascherano, Lucas Leiva, Maxi Rodríguez e mais tarde, após a venda de Torres ao Chelsea, Luis Suárez.
A sua adaptação ao Liverpool foi algo complicada. Embora reconheça que se sentiu em casa no seio da família onde foi acolhido, os costumes ingleses foram um pouco mais difíceis para ele. "Havia os pais, Dee e Phil, e três filhos, Simon, Robert e Paul. Eram muito simpáticos. Nos primeiros dias, quando jantavam às 19 horas, tinham de me explicar que era altura de descer para jantar. Acabei por lhes dizer que não podia jantar tão cedo. Com uma idade semelhante, Suso reconhece que ainda mantém contacto com eles e que se puderam ver num dos dias mais felizes da época passada. "Estou em contacto com os filhos, falámos antes do jogo contra o United na Liga Europa e comprei-lhes bilhetes. Eles eram a minha segunda família e cuidaram muito de mim", explicou.
Leia Também: Avançado do Sevilla arrasa Sampaoli: "O pior treinador que eu tive"