Os piores cenários trazem, por vezes, novas soluções e Roger Schmidt terá, agora, mais uma opção relevante para os corredores, numa altura especialmente delicada por conta da condição física de Ángel Di María. Frente à Real Sociedad (0-1), em nova derrota na Liga dos Campeões, o treinador alemão decidiu recorrer a Tiago Gouveia na segunda parte, tentando combater a evidente falta de inspiração ofensiva, e o jovem extremo português não só correspondeu, como 'pediu' mais minutos daqui em diante.
Tiago Gouveia só havia tido direito a apenas 23 minutos nesta temporada, depois de ter brilhado ao serviço do Estoril na condição de emprestado na época anterior, mas não se intimidou perante o caos que se instalou na Luz na noite de terça-feira e revelou a alma necessária para ser capaz de criar verdadeiros problemas aos bascos.
A boa exibição do jogador de 22 anos, em apenas 28 minutos, aconteceu também na sequência do golo marcado na partida anterior, frente ao Lusitânia, na goleada assinada pelo Benfica nos Açores.
Tudo isto somado coloca Tiago Gouveia como uma solução à qual Roger Schmidt terá de recorrer mais vezes, até porque o nível exibicional das águias nesta época está longe de encantar os adeptos, que já vão dando sinais claros de insatisfação.
No sábado, frente ao Casa Pia, o Benfica tenta sacudir a pressão causada pelo fraco desempenho na Liga dos Campeões, competição na qual as hipóteses de seguir em frente são quase nulas, e o regresso de Di María ainda não é um dado adquirido, motivos que colocam Tiago Gouveia à espreita de nova oportunidade, quiçá na condição de titular.
Curiosamente, o jovem que fez grande parte da formação no Seixal até sabe o que é marcar ao Casa Pia, uma vez que na temporada passada ajudou o Estoril a derrotar os gansos (2-0). Na época anterior, ainda ao serviço da equipa B das águias, também apontou um golo que valeu o empate (1-1).
Seguro na Luz até 2028
Tiago Gouveia é um dos talentos que o Benfica quer segurar e no passado verão conseguiu chegar a um acordo para a renovação de contrato, prolongado a ligação até 2028.
"Sobre a temporada [2023/24], as perspetivas são muito simples: chegar, dar o meu melhor e tentar afirmar-me como jogador do Benfica. Sei que não vai ser uma tarefa fácil, mas acredito que tenho essa qualidade e capacidade para conseguir isso", afirmava o jovem natural de Cascais, à data da renovação de contrato.
Resta, agora, saber se Roger Schmidt vai, de facto, dar seguimento ao crescimento de Tiago Gouveia na equipa principal e transformar um jovem talentoso numa verdadeira 'arma secreta'.
Leia Também: Ex-jogadores confiam em resposta do Benfica após desaire na Champions