O Benfica recebe, na tarde deste sábado, o Casa Pia em jogo da 9.ª jornada da I Liga. As águias têm a possibilidade de assumir a liderança, ainda que provisória, do campeonato, ao mesmo tempo que tentam esquecer o desastre protagonizado na Liga dos Campeões, competição na qual não somaram qualquer golo e... ponto.
Roger Schmidt prometeu uma reação enérgica no jogo frente aos gansos, mas não deixou de salientar a qualidade da equipa que vai estar do lado oposto, recordando a temporada passada.
A equipa de Filipe Martins também quer pontuar na Luz e tenta reerguer-se de um período nada positivo. Afinal de contas, o Casa Pia não ganha, em jogos do campeonato, desde 17 de setembro, atravessando um ciclo de um empate e duas derrotas consecutivas.
A partida tem pontapé de saída agendado para as 18h00 no Estádio da Luz, sendo Cláudio Pereira o árbitro nomeado para dirigir o encontro.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
Que adversário espera: "Estamos felizes por voltar a jogar, porque ficámos desiludidos com o jogo de terça-feira, por isso, é sempre bom jogar o próximo jogo. O Casa Pia é uma equipa que tem o mesmo treinador da temporada passada. É uma equipa muito boa e organizada, disciplinada, com muitos jogadores atrás da linha da bola. Nunca é fácil marcar-lhes golos, mas, na temporada passada, estivemos muito bem, especialmente, em casa. Amanhã, o objetivo é voltar a jogar à Benfica. Demos um pequeno passo atrás, na terça-feira. Agora, é altura de demonstrar uma reação muito boa em campo, com posse de bola, movimentos e criatividade. Temos de demonstrar as nossas qualidades para recuperar as bolas e encontrar um adversário que não esteja 100% organizado. É assim que jogamos, normalmente, e, amanhã, será a solução para este jogo".
Contestação dos adeptos: "É normal. A nossa ambição é fazer grandes jogos e vencer. Os adeptos também esperam isso. Apoiaram-nos sempre de forma fantástica, o ambiente foi sempre bom. Se não estão satisfeitos, podem demonstrá-lo. Nós próprios não estamos satisfeitos com as nossas exibições. Amanhã, temos uma nova situação. A nossa tarefa é demonstrar, desde o primeiro segundo, que queremos jogar de forma diferente. Estou 100% certo de que os adeptos estão connosco. No futebol, tens sempre de demonstrar que os jogadores podem contar com os jogadores para darem sempre em todos os jogos. É por isso que percebo a reação".
Filipe Martins
Receita para pontuar: "Temos de ser muito competentes e esperar o Benfica no máximo. Só assim podemos almejar trazer pontos do Estádio da Luz. Isso faz-se com organização, qualidade e ser muito próximos da perfeição. Não devemos ter muitas oportunidades de golo, mas é muito importante sermos eficazes. Defensivamente, transmitir o que tem sido a nossa organização e retardar ao máximo o golo do Benfica, porque aí poderá haver alguma inquietação dos sócios do Benfica. Para que esse estado de espírito se venha a sentir, temos de estar focados nos nossos comportamentos".
Benfica perdeu Grimaldo e Ramos: "O Benfica tem um jogo interior muito forte e será importante não conceder muitos espaços entrelinhas e não baixar muito as linhas. Se o Benfica tiver conforto e instalar-se no nosso meio-campo defensivo, só os favorece. Aliado a neutralizar o jogo interior do Benfica, teremos de ter capacidade para saber lidar com uma reação muito forte à perda. Se tivermos capacidade de retirar a bola da zona de pressão, poderemos causar algum incómodo ao Benfica na transição. Além dessa organização defensiva, queremos criar danos à organização do Benfica quando tivermos bola", apontou ainda o técnico.
Últimos resultados
Benfica: DVVDV
Casa Pia: VDDVE
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, David Jurásek, Fredrik Aursnes, João Neves, Rafa Silva, João Mário, David Neres, Petar Musa
Casa Pia: Lucas Paes, João Nunes, Fernando Varela, Nermin Zolotic, André Geraldes, Ângelo Neto, Pablo Roberto, Tiago Dias, Artur Serobyan, Clayton Silva, Yuki Soma.
Ausentes
Benfica: Di María (em dúvida).
Casa Pia: Rafael Brito e Kiki Silva (lesionados).