Vizela e FC Porto defrontam-se, este domingo, a partir das 20h30, nas Caldas de Vizela, num duelo relativo à 9.ª jornada da I Liga.
À entrada para esta ronda, o conjunto minhoto situava-se na 16.ª posição, com seis pontos, já os dragões moravam no terceiro posto, com 19 pontos, a três do líder Sporting.
Dar conta que os azuis e brancos venceram os sete duelos disputados contra o Vizela, com um balanço de 18 golos marcados e três sofridos, sendo que o clube da Invicta manteve a baliza de Diogo Costa intacta nos últimos três encontros.
Treinadores em discurso direto
Pablo Villar
Objetivo é ganhar: Nós vamos, como sempre, com a ideia de ganhar. Já jogámos contra outras equipas grandes, como o Sporting e o Benfica, e cometemos erros, mas estivemos perto de conseguir coisas positivas. Amanhã [domingo] temos que fazer o nosso jogo e ir com tudo com o objetivo de ganhar. Não há outra opção.
Elogios ao rival: É uma equipa pragmática e está feita à medida do treinador. Tem o treinador que está há mais tempo no mesmo clube. É a equipa que sofre menos golos, tem muita segurança defensiva. No ataque, está muito bem no jogo aéreo, nos remates e nos cruzamentos. É obviamente uma equipa forte, como demonstrou no jogo da Liga dos Campeões.
Caudal ofensivo: Temos de fazer a nossa parte na defesa, fechar a baliza e depois partir para o ataque. Somos a quinta equipa mais ofensiva a criar oportunidades e temos de seguir focados nisso mesmo.
Sérgio Conceição
Evanilson eleito o melhor jogador da semana da Liga dos Campeões: Não pego no último jogo e preparo o de Vizela. O Evanilson está disponível, é mais um jogador que quer dar contributo à equipa, seja durante 90 e tais minutos ou cinco ou dois. Esse é o espírito, e é muito importante, porque, às vezes, veem jogadores a entrar a cinco minutos do fim, com o jogo resolvido, e uma vontade enorme de ajudar a equipa. É um sinal fantástico para o treinador. O Evanilson faz parte deste grupo de trabalho e tem esse estado de espírito. Está preparado para jogar de acordo com a preparação para o jogo e de uma estratégia definida por mim. É sempre bom um avançado fazer golos, ainda para mais na melhor prova mundial de clubes, e, por isso, é claro que a moral está cá em cima. É importante para ele, mas mais para a equipa. Foi protagonista, mas não o único, porque, para fazer golos, alguém teve de o assistir, e a recuperação de bola foi feita por outro jogador. É um processo coletivo, e gosto de falar da equipa, e não individualmente. Acho que é o primeiro da história a entrar e fazer hat-trick, e sem dúvida que todos ficamos felizes pelo Evanilson, mas eu fico mais feliz pelo trabalho da equipa e pela excelente exibição na segunda parte.
Eleições causam ruído. Não comento as palavras dos candidatos ou dos potenciais candidatos. Somos atacados de todas as formas. Aqui, não é o caso. Se me dizem que os meus jogadores mereciam outro destaque depois de uma vitória brilhante, porque Sporting de Braga e Benfica, infelizmente, não ganharam os seus jogos, e nós ganhámos... Praticamente, falou-se no dia a seguir ao jogo, e acabou. Depois, falam-se de outros temas, mas já é recorrente. O grupo de trabalho não quer saber disso. O grupo de trabalho, quando aterrou, às 5h, já estava a pensar no jogo com Vizela. Esse é o nosso foco e o nosso trabalho.
Entrevista de André Villas-Boas: Estou atento, principalmente, aos temas onde entra o FC Porto. Agora, não me cabe comentar as palavras de um potencial candidato. Não o devo fazer. Agora, como grande portista que o André é, respeito as suas opiniões. É um homem que fez história no FC Porto, por isso é que li parte da entrevista, em que meteu cá para fora um tema que não é tema, que é a situação da renovação. O André sabe melhor do que ninguém que não podemos desviar o foco do próximo jogo. Ele, como grande portista que é, sabe disso.
Últimos onzes
Vizela: Fabijan Buntic, Tomás Silva, Bruno Wilson, Rodrigo Escoval, Matheus Pereira, Samu Silva, Pedro Ortiz, Nuno Moreira, Diogo Nascimento, Dylan Saint-Louis, Samuel Essende.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Wendell, André Franco, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Pepê.
Últimos resultados
Vizela: V-E-D-E-D
FC Porto: V-V-V-D-D
Ausências
Vizela: Lebedenko e Mrezigue.
FC Porto: Galeno (em dúvida), Wendell, Marcano, Zaidu, Veron e Iván Jaime.
Leia Também: FC Porto ultima pormenores da visita a Vizela com seis lesionados