O Sporting deu um importante passo na luta por um lugar na 'final four' da Taça da Liga, esta quinta-feira, ao bater o Farense (4-2), com destaque para o hattrick de Viktor Gyokeres. O conjunto de Rúben Amorim fica, assim, à distância de um empate em Tondela para garantir o apuramento.
Num jogo de sentido único, os cerca de 23 mil sportinguistas festejaram dois golos praticamente seguidos de Viktor Gyokeres (24' e 28'), sendo que o avançado sueco bem podia agradecer a Francisco Trincão, que esteve envolvido nos dois lances.
Os 'fantasmas' do jogo entre as duas equipas no Algarve (2-3) ainda 'pairaram' em Alvalade com o golaço de Mattheus Oliveira (49') à antiga equipa, mas o conjunto de Amorim acabaria por chegar à tranquilidade através de Nuno Santos (56') e ainda o hattrick de Gyokeres (63') - dois loiros a brilhar. Até ao apito final, nota ainda para o grande golo de Vítor Gonçalves (79') a reduzir para os algarvios.
Um 'trinca', o outro festeja
Rúben Amorim 'revolucionou' o onze da sua equipa, com sete alterações e até variações a nível tático, mas nem por isso o Sporting deixou de entrar de forma 'atrevida'. Ainda dentro dos primeiros 15 minutos, o público de Alvalade 'levantou-se' para dar força a Gyokeres que se preparava para bater uma grande penalidade, conquistada por Matheus Reis, mas o VAR acabou por alterar os planos. Gustavo Correia foi chamado a analisar as imagens e reverteu a decisão, considerando simulação no lance com Gonçalo Silva.
A verdade é que o conjunto verde e branco não tardou em mexer com o encontro, num grande lance de Francisco Trincão, que isolou Viktor Gyokeres na cara do golo, aos 24 minutos, deixando o estádio ao rubro.
Pouco depois, seria precisamente o ex-Barcelona a conquistar uma grande penalidade (desta vez, sim), num empurrão de Cláudio Falcão, permitindo que o avançado sueco bisasse (28') e mostrasse novamente que sabe bater penáltis, à imagem dos dois que tinha convertido, precisamente, diante do Farense.
Os 'loiros' deram conta do recado
A segunda parte abriu praticamente com o golaço de Mattheus Oliveira, a marcar novamente à antiga equipa, aos 49 minutos, chegando mesmo a 'pairar' alguns 'fantasmas' do jogo de Faro em Alvalade. Contudo, nesse capítulo, os líderes da I Liga souberam como dar a volta ao filme.
Aos 56 minutos, Nuno Santos apareceu no coração da grande área, num lance de insistência, contando com a ajuda do 'frango' de Ricardo Velho - que deixou passar a bola por entre as pernas - para festejar o seu primeiro golo na presente temporada.
Já com Pedro Gonçalves em campo, seria precisamente o médio português a assistir Viktor Gyokeres para o hattrick, aos 63 minutos, numa fantástica finalização colocada por parte do sueco. A substituição para dar lugar a Marcus Edwards aconteceu logo a seguir e a reação do público de Alvalade ao gritar o seu nome tomou conta da alegria do avançado, agitando, inclusive, um casaco, na zona do banco de suplentes.
Rúben Amorim lançou ainda Neto, Coates e Essugo, antecedendo mais um golo da equipa de José Mota que, com outra cara na segunda parte, redzuiu para 4-2 aos 79 minutos, num belo remate de Vítor Gonçalves.
Com este resultado, o Sporting iguala o Farense na liderança do grupo C da Taça da Liga e fica à distância de um empate, em Tondela, na última ronda, para carimbar o acesso à 'final four' da prova.
Momento do jogo: O hattrick de Viktor Gyokeres deixou a equipa do Sporting bem mais tranquila, com um 4-1 aos 63 minutos, pese embora ainda tenha sofrido o 4-2 antes do apito final.
[Notícia atualizada às 22h26]
Leia Também: Trincão brilha, Gyokeres festeja. Assim foi o primeiro golo do Sporting
Leia Também: Gyokeres mostrou que sabe bater penáltis e ampliou vantagem do Sporting
Leia Também: Viktor 'Golos' Gyokeres 'desfaz' Farense em picadinho e chega ao hattrick
Onzes
Sporting: Franco Israel, St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Esgaio, Francisco Trincão, Gyokeres e Paulinho.
Farense: Ricardo Velho, Fran Delgado, Artur Jorge, Gonçalo Silva, Talocha, Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro, Mattheus Oliveira, Mohamed Belloumi, Marco Matias e Bruno Duarte.
Antevisão
Sensivelmente um mês após o triunfo 'suado' (2-3) na I Liga, o Sporting volta a reencontrar o Farense, esta quinta-feira, desta vez em Alvalade, a contar para a segunda jornada do grupo C da Taça da Liga.
A verdade é que as contas até poderão ficar fechadas já na presente ronda, sendo que, para isso, será preciso o conjunto de José Mota 'vingar-se' e triunfar em Alvalade, de modo a garantir a presença na 'final four' da prova. Tudo isto porque os algarvios venceram o Tondela (2-1) na ronda inaugural de uma fase que conta com apenas três equipas por grupo.
Já os leões sabem que, em caso de empate ou triunfo, adiam todas as decisões para a última ronda, com a visita ao reduto do Tondela, agendada para o próximo dia 23 de dezembro.
Os atuais líderes da I Liga - que não contarão com a ajuda de Morita - procurarão, ainda, repetir a 'receita' aplicada ao Farense na última temporada, precisamente em novembro de 2022, com uma goleada por... 6-0.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Farense: Amorim procura 'receita' de um passado recente