Surpresa total no Dragão. O FC Porto somou, esta sexta-feira, a segunda derrota na I Liga, perdendo em casa na receção ao Estoril, por 1-0, num jogo que marcou a abertura da 10.ª jornada do campeonato português.
O único golo da partida aconteceu à entrada dos 15 minutos finais. Holsgrove atirou certeiro num livre direto e entregou à equipa de Vasco Seabra a primeira vitória no campeonato desde 20 de agosto. É também o primeiro desaire caseiro do FC Porto na I Liga esta temporada.
Filme do jogo:
Em equipa que ganha não se mexe. E foi essa máxima que Sérgio Conceição aplicou para o regresso aos jogos diante dos seus adeptos. Na receção ao último colocado da I Liga, o treinador dos azuis e brancos repetiu o onze inicial que tinha ganho ao Vizela na última ronda da I Liga.
Tal como se esperava, o FC Porto entrou ligado à corrente e não demorou muitos minutos a provocar problemas à equipa da Linha. Depois de Evanilson ter tentado a sua sorte logo nos primeiros minutos, coube a Eustáquio ser travado em falta por Volnei dentro da área. Tiago Martins não teve dúvidas em marcar grande penalidade. Chamado a bater o castigo máximo, Taremi bateu muito denunciado e permitiu a bela defesa de Marcelo Carné.
Do outro lado do campo, o Estoril, que no processo defensivo contava com cinco defesas, conseguiu baixar o ritmo do jogo e ainda criar algum frisson junto da baliza de Diogo Costa. Destaque para o remate de Rodrigo Gomes aos 23 minutos para uma boa defesa do guarda-redes português.
O FC Porto, que nunca encontrou o discernimento necessário para iludir a coesão defensiva de um Estoril com a manta curta, tentou surpreender o adversário através de Francisco Conceição, que foi um dos elementos positivos nesta etapa inicial. Em cima do minuto 30, o internacional sub-21 português apareceu a rematar bem em posição frontal. A bola saiu em arco na direção da baliza e desviou em Pedro Álvaro, num lance em que os portistas até ficaram a pedir nova grande penalidade.
A equipa da casa impôs um ritmo elevado na reta final da partida, com Francisco Conceição a ser o principal impulsionador dessa tentativa de quebrar o nulo no Dragão. Aos 34 minutos, o jovem serviu Evanilson para um remate do brasileiro que saiu perto do poste. Na resposta, Guitane conseguiu fintar três adversários na área, David Carmo tentou afastar o perigo, mas, na insistência, Rodrigo Gomes atirou para defesa de Diogo Costa.
No segundo tempo, a toada de ataque do FC Porto manteve-se, com o Estoril a fechar-se bem no processo defensivo. Marcelo Carné foi figura na baliza dos estorilistas e, aos 50 minutos, fez nova bela defesa, desta feita a remate de Francisco Conceição.
À semelhança de jogos anteriores, a pontaria voltou a não estar nos melhores dias para o FC Porto. Sérgio Conceição procurou responder a esta falta de eficácia com uma tripla mexida, lançando em campo Gonçalo Borges, Toni Martínez e Nico González em busca de colorir o marcador. Mas foi de amarelo que se pintou o placard no Estádio do Dragão.
Aos 73 minutos, Tiago Martins descortinou uma grande penalidade a favor do Estoril por falta de David Carmo sobre Guitane. Alertado pelo VAR, o árbitro lisboeta reverteu a decisão, mas manteve a marcação de um livre direto para os estorilistas. Chamado a bater, Jordan Holsgrove fez magia com o pé e atirou direitinho para o fundo das redes de Diogo Costa.
A perder, o FC Porto teve algum caudal ofensivo na reta final, mas o pouco coração impediu que a bola entrasse dentro da baliza de Carné. Do outro lado, Diogo Costa teve de se aplicar para evitar o remate de Wagner Pina. Perto do apito final, David Carmo esteve em plano de destaque com dois lances que poderiam ter dado golo. Primeiro, o central rematou na direção da baliza, mas Volnei impediu os festejos. Depois, o ex-Sporting de Braga apareceu a cabecear, mas a bola saiu ao lado.
Surgia, assim, a segunda derrota do FC Porto na edição deste ano da I Liga. Foi também a primeira vitória do Estoril no Estádio do Dragão desde 2014, um resultado que retira o clube da Linha do último lugar da classificação.
Feitas as contas, o FC Porto mantém o terceiro lugar da I Liga com 22 pontos, podendo ver o líder Sporting, com 25 pontos, e o Benfica, com os mesmos 22, escapar na corrida pelo título de campeão nacional. O Estoril galgou posições e saltou para o 14.º lugar com sete pontos.
Momento do jogo: Que golaço de Holsgrove. Com um livre direto marcado como mando os manuais, o escocês catapultou o Estoril para a segunda vitória na I Liga este ano.
Equipas iniciais
FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez, Pepe, David Carmo, João Mário, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Francisco Conceição, Evanilson e Taremi.
Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Nico, Namaso, André Franco, Toni Martínez, João Mendes e Gonçalo Borges
Estoril: Marcelo Carné, Bernardo Vital, Volnei e Pedro Álvaro; Rodrigo Gomes, Holsgrove, Mateus Fernandes e Tiago Araújo; Guitane, João Marques e Marqués.
Suplentes: Daniel Figueira, Raúl Parra, Alex Soares, Cassiano, João Carlos, Mor Ndiaye, Wagner Pina, Koindredi e Heri.
Antevisão:
O FC Porto parece ter pela frente, esta sexta-feira, uma tarefa mais acessível tendo em vista a subida provisória ao primeiro lugar do campeonato português. Os vice-campeões nacionais recebem o Estoril Praia no Estádio do Dragão (20h15), que segue numa grande crise a nível de resultados.
Os canarinhos já trocaram Álvaro Pacheco por Vasco Seabra no decorrer desta temporada, mas ainda não conseguiram largar os lugares perigosos. Último colocado da I Liga, o Estoril soma seis derrotas e um empate nas últimas sete partidas e perdeu todos os jogos que disputou fora de casa. O único triunfo, sobre o Rio Ave (2-0), data de 20 de agosto.
Por outro lado, a equipa que é orientada por Sérgio Conceição chega a este encontro diante dos seus adeptos depois de uma vitória em casa do Arouca, que permitiu que o FC Porto alcançasse o Benfica no segundo lugar da I Liga.
Ainda que se apresente com várias baixas na partida - os defesas Iván Marcano, Zaidu e Wendell, o médio Iván Jaime e o avançado Galeno -, o conjunto portista espera manter a pressão sobre os rivais na luta pelo título e igualar a melhor série no campeonato, com três vitórias seguidas.
O duelo entre o FC Porto e o Estoril, que terá lugar no Estádio do Dragão, tem apito inicial agendado para as 20h15 desta sexta-feira, contará com arbitragem de Tiago Martins e poderá seguir, em direto, as principais incidências do duelo no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Tochas interromperam jogo em Vizela e FC Porto não escapa a nova multa