Holsgrove 'disparou' Linha de alta tensão e FC Porto vacila com o Estoril

Holsgrove marcou o único golo da partida. É a primeira vitória dos estorilistas desde 20 de agosto. Dragões atrasam-se na corrida pela liderança.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
03/11/2023 22:16 ‧ 03/11/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

Surpresa total no Dragão. O FC Porto somou, esta sexta-feira, a segunda derrota na I Liga, perdendo em casa na receção ao Estoril, por 1-0, num jogo que marcou a abertura da 10.ª jornada do campeonato português.

O único golo da partida aconteceu à entrada dos 15 minutos finais. Holsgrove atirou certeiro num livre direto e entregou à equipa de Vasco Seabra a primeira vitória no campeonato desde 20 de agosto. É também o primeiro desaire caseiro do FC Porto na I Liga esta temporada.

Filme do jogo:

Em equipa que ganha não se mexe. E foi essa máxima que Sérgio Conceição aplicou para o regresso aos jogos diante dos seus adeptos. Na receção ao último colocado da I Liga, o treinador dos azuis e brancos repetiu o onze inicial que tinha ganho ao Vizela na última ronda da I Liga.

Tal como se esperava, o FC Porto entrou ligado à corrente e não demorou muitos minutos a provocar problemas à equipa da Linha. Depois de Evanilson ter tentado a sua sorte logo nos primeiros minutos, coube a Eustáquio ser travado em falta por Volnei dentro da área. Tiago Martins não teve dúvidas em marcar grande penalidade. Chamado a bater o castigo máximo, Taremi bateu muito denunciado e permitiu a bela defesa de Marcelo Carné.

Do outro lado do campo, o Estoril, que no processo defensivo contava com cinco defesas, conseguiu baixar o ritmo do jogo e ainda criar algum frisson junto da baliza de Diogo Costa. Destaque para o remate de Rodrigo Gomes aos 23 minutos para uma boa defesa do guarda-redes português.

O FC Porto, que nunca encontrou o discernimento necessário para iludir a coesão defensiva de um Estoril com a manta curta, tentou surpreender o adversário através de Francisco Conceição, que foi um dos elementos positivos nesta etapa inicial. Em cima do minuto 30, o internacional sub-21 português apareceu a rematar bem em posição frontal. A bola saiu em arco na direção da baliza e desviou em Pedro Álvaro, num lance em que os portistas até ficaram a pedir nova grande penalidade.

A equipa da casa impôs um ritmo elevado na reta final da partida, com Francisco Conceição a ser o principal impulsionador dessa tentativa de quebrar o nulo no Dragão. Aos 34 minutos, o jovem serviu Evanilson para um remate do brasileiro que saiu perto do poste. Na resposta, Guitane conseguiu fintar três adversários na área, David Carmo tentou afastar o perigo, mas, na insistência, Rodrigo Gomes atirou para defesa de Diogo Costa.

No segundo tempo, a toada de ataque do FC Porto manteve-se, com o Estoril a fechar-se bem no processo defensivo. Marcelo Carné foi figura na baliza dos estorilistas e, aos 50 minutos, fez nova bela defesa, desta feita a remate de Francisco Conceição.

À semelhança de jogos anteriores, a pontaria voltou a não estar nos melhores dias para o FC Porto. Sérgio Conceição procurou responder a esta falta de eficácia com uma tripla mexida, lançando em campo Gonçalo Borges, Toni Martínez e Nico González em busca de colorir o marcador. Mas foi de amarelo que se pintou o placard no Estádio do Dragão.

Aos 73 minutos, Tiago Martins descortinou uma grande penalidade a favor do Estoril por falta de David Carmo sobre Guitane. Alertado pelo VAR, o árbitro lisboeta reverteu a decisão, mas manteve a marcação de um livre direto para os estorilistas. Chamado a bater, Jordan Holsgrove fez magia com o pé e atirou direitinho para o fundo das redes de Diogo Costa.

A perder, o FC Porto teve algum caudal ofensivo na reta final, mas o pouco coração impediu que a bola entrasse dentro da baliza de Carné. Do outro lado, Diogo Costa teve de se aplicar para evitar o remate de Wagner Pina. Perto do apito final, David Carmo esteve em plano de destaque com dois lances que poderiam ter dado golo. Primeiro, o central rematou na direção da baliza, mas Volnei impediu os festejos. Depois, o ex-Sporting de Braga apareceu a cabecear, mas a bola saiu ao lado.

Surgia, assim, a segunda derrota do FC Porto na edição deste ano da I Liga. Foi também a primeira vitória do Estoril no Estádio do Dragão desde 2014, um resultado que retira o clube da Linha do último lugar da classificação.

Feitas as contas, o FC Porto mantém o terceiro lugar da I Liga com 22 pontos, podendo ver o líder Sporting, com 25 pontos, e o Benfica, com os mesmos 22, escapar na corrida pelo título de campeão nacional. O Estoril galgou posições e saltou para o 14.º lugar com sete pontos.

Momento do jogo: Que golaço de Holsgrove. Com um livre direto marcado como mando os manuais, o escocês catapultou o Estoril para a segunda vitória na I Liga este ano.

Equipas iniciais

FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez, Pepe, David Carmo, João Mário, Alan Varela, Eustáquio, Pepê, Francisco Conceição, Evanilson e Taremi.

Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Nico, Namaso, André Franco, Toni Martínez, João Mendes e Gonçalo Borges

Estoril: Marcelo Carné, Bernardo Vital, Volnei e Pedro Álvaro; Rodrigo Gomes, Holsgrove, Mateus Fernandes e Tiago Araújo; Guitane, João Marques e Marqués.

Suplentes: Daniel Figueira, Raúl Parra, Alex Soares, Cassiano, João Carlos, Mor Ndiaye, Wagner Pina, Koindredi e Heri.

Antevisão:

O FC Porto parece ter pela frente, esta sexta-feira, uma tarefa mais acessível tendo em vista a subida provisória ao primeiro lugar do campeonato português. Os vice-campeões nacionais recebem o Estoril Praia no Estádio do Dragão (20h15), que segue numa grande crise a nível de resultados.

Os canarinhos já trocaram Álvaro Pacheco por Vasco Seabra no decorrer desta temporada, mas ainda não conseguiram largar os lugares perigosos. Último colocado da I Liga, o Estoril soma seis derrotas e um empate nas últimas sete partidas e perdeu todos os jogos que disputou fora de casa. O único triunfo, sobre o Rio Ave (2-0), data de 20 de agosto.

Por outro lado, a equipa que é orientada por Sérgio Conceição chega a este encontro diante dos seus adeptos depois de uma vitória em casa do Arouca, que permitiu que o FC Porto alcançasse o Benfica no segundo lugar da I Liga.

Ainda que se apresente com várias baixas na partida - os defesas Iván Marcano, Zaidu e Wendell, o médio Iván Jaime e o avançado Galeno -, o conjunto portista espera manter a pressão sobre os rivais na luta pelo título e igualar a melhor série no campeonato, com três vitórias seguidas.

O duelo entre o FC Porto e o Estoril, que terá lugar no Estádio do Dragão, tem apito inicial agendado para as 20h15 desta sexta-feira, contará com arbitragem  de Tiago Martins e poderá seguir, em direto, as principais incidências do duelo no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Tochas interromperam jogo em Vizela e FC Porto não escapa a nova multa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches partilha mensagem enigmática antes do Sporting-Benfica

I Liga

Renato Sanches partilha mensagem enigmática antes do Sporting-Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

ANSR

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas