Num jogo impróprio para cardíacos, o Sporting venceu, este domingo, em Alvalade, por 3-2, o Estrela da Amadora, num duelo relativo à 10.ª jornada da I Liga. Os leões mantêm-se assim com três pontos de vantagem para o Benfica, antes de irem à Luz, e seis de avanço para o FC Porto. Já o Estrela da Amadora segue na nona posição, com 11 pontos.
Os leões entraram em campo pressionantes e, desde cedo, preocupados em ferir o emblema da Reboleira. As primeiras ameaças surgiram por intermédio de Marcus Edwards e Hjulmand. Pouco depois, aos oito minutos, Daniel Bragança ficou a reclamar grande penalidade mas André Narciso nada assinalou.
Pedro Gonçalves continuava a ser figura endiabrada na frente de ataque, mas a bola teimava em não entrar até surgir Gyokeres, com um trabalho precioso no interior da área, que, posteriormente, serve Daniel Bragança para o primeiro da partida aos 33 minutos. O Estrela despertou para a partida e instantes depois Léo Jaba obrigou Adán a uma enorme intervenção com os pés. Até ao fim da primeira parte, novas ofensivas dos leões causaram o pânico na área do Estrela, porém o remate final acabou por surgir ou não ser o mais acertado.
Todavia, o início da etapa complementar foi uma tormenta completa. Aos 49 minutos, Coates cometeu falta na grande área e na conversão do castigo máximo Léo Jaba não perdoou. Daniel Bragança, na resposta, quase bisava, mas, aos 56 minutos, viria novo murro do estômago em Alvalade: Léo Jaba a assistir Kikas, que entrou nas costas de Coates e atirou forte para o fundo da baliza.
Aos 72 minutos, Edwards vestiu a pele de Maradona, correu da direita para o meio, deixou quatro adversários para trás e atirou em jeito para o fundo da baliza de António Filipe (um lance só ao alcance dos génios). E como tudo muda num ápice. Aos 79 minutos, o britânico cruzou de pé esquerdo, Paulinho desmarcou-se nas costas de Omurwa e cabeceou para o fundo da baliza do Estrela. Remontada no ‘tribunal’ e Alvalade a transformar-se num ambiente vulcânico. Depois foi Pote a estar à beira de um golo estelar, mas António Filipe respondeu com uma defesa monumental. Já em cima do fim do tempo regulamentar, e depois nos descontos, Trincão, por duas ocasiões, também esteve perto de inscrever o seu nome no marcador. Gyokeres, perto do fim, também quase marcava, mas a redondinha saiu a rasar o poste. Um jogo de emoções fortes em que ninguém escapou ao 'eletrocardiograma'.
Onze do Sporting: Adán; Diomandé, Coates e Matheus Reis; Nuno Santos, Daniel Bragança, Hjulmand, Esgaio; Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Onze do Estrela da Amadora: António Filipe; Omorwa, Kialonda Gaspar e Mansur; Miguel Lopes, Aloísio, Leonardo e João Reis; Jean Felipe, Ronald e Leo Jabá.
Antevisão: Sporting e Estrela da Amadora defrontam-se, este domingo, em Alvalade, num duelo relativo à 10.ª jornada da I Liga.
Um encontro em que os leões querem vencer para alargar para seis a diferença para o FC Porto, que esta ronda perdeu por 0-1 diante do Estoril, e manter a vantagem de três pontos no trono para o mais direto perseguidor, Benfica. Tudo isto a uma semana de se deslocar à Luz para o dérbi eterno.
Na I Liga realizaram-se 32 jogos entre as duas equipas, com 20 vitórias do Sporting, oito empates e quatro triunfos do Estrela da Amadora. Em Alvalade, os leões apresentam clara vantagem: 11 vitórias em 17 jogos. A equipa da Reboleira soma três triunfos. Dar ainda conta que o clube de Alvalade venceu os sete últimos jogos realizados frente ao Estrela da Amadora.
Leia Também: Saída de Gonçalo Inácio dada como "99%" certa. Eis o que o Sporting exige