O Sporting de Braga complicou de sobremaneira as contas do apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao sair derrotado da deslocação ao terreno do Real Madrid, por categóricos 3-0.
Os merengues garantem, desta maneira, o acesso aos oitavos-de-final da maior prova europeia de clubes, ao passo que os arsenalistas estão proibidos de vacilar, nas duas jornadas que faltam, se quiserem manter ‘viva’ a esperança do apuramento.
Quem não ‘mata’…
A diferença de argumentos entre ambas as equipas estava à vista de qualquer um, mas nem por isso o Sporting de Braga se deixou amedrontar. Bem pelo contrário. Desde cedo, procurou impor o seu jogo e fazendo circular a bola com critério a partir da defesa.
Uma abordagem corajosa, que podia ter sido recompensada logo ao sexto minuto. Álvaro Djaló dispôs de uma grande penalidade, depois de falta cometida por Lucas Vázquez sobre Cristian Borja, mas atirou para defesa de Andriy Lunin (que só jogou por lesão de ultima hora de Kepa Arrizabalaga).
Um contratempo que retirou algum fulgor aos arsenalistas, tendo o Real Madrid aproveitado para se adiantar no terreno. O primeiro sinal de aviso teve lugar aos 12 minutos, quando Brahim Díaz marcou, mas o lance foi invalidado por falta de Vinícius Júnior sobre Siko Niakaté.
15 minutos depois, o internacional espanhol voltou a colocar a bola no fundo das redes à guarda de Matheus Magalhães, a passe de Rodrygo, e, desta feita, valeu mesmo, castigando, desta maneira, a ineficácia do ataque minhoto.
Real Madrid ‘acordou’ e não deu hipóteses
‘Escaldado’ pelo que aconteceu no arranque da partida, o Real Madrid entrou bem mais assertivo para o segundo tempo, e rapidamente se instalou no meio-campo ofensivo, obrigando Matheus Magalhães a uma série de belas intervenções.
O guarda-redes luso-brasileiro defendeu tudo o que pôde, mas, aos 58 minutos, nada podia fazer para impedir o golo de Vinícius Júnior, que ‘bailou’ sobre José Fonte e rematou cruzado, sem hipóteses, para dilatar a vantagem blanca.
Instantes depois, o internacional brasileiro voltaria a estar em evidência, desta feita, ao assistir Rodrygo, que, com um toque repleto de classe, fez a bola sobrevoar o guarda-redes adversário e ‘matou’ a partida, de uma vez por todas.
Feitas as contas, com este resultado, o Real Madrid chega aos 12 pontos, garante o apuramento para os oitavos-de-final e lidera o Grupo C, com mais cinco pontos do que o Napoli, mais nove do que o Sporting de Braga e mais 11 do que o Union Berlim.
Momento do jogo: É impossível dizer o que aconteceria se Álvaro Djaló tivesse concretizado a grande penalidade de que dispôs, logo ao sexto minuto de jogo, mas a verdade é que fica a sensação de que, com esta atitude e outra sorte, o resultado poderia ter sido outro.
Onzes
Real Madrid: Kepa; Lucas Vázquez, Rudiger, Nacho, Mendy; Camavinga, Valverde, Kroos; Rodrygo, Brahim e Vinícius Júnior.
Sp. Braga: Matheus, Victor, Fonte, Niakaté, Borja, Moutinho, Vítor Carvalho, Zalazar, Bruma, Ricardo Horta e Djaló.
Antevisão
O Sporting de Braga irá viver, esta quarta-feira, uma das mais inesquecíveis experiências em mais de 100 anos de história, com a deslocação ao 'eterno' Santiago Bernabéu, para medir forças com o Real Madrid, em jogo a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Há duas semanas, os homens de Artur Jorge fizeram a 'vida negra' aos de Carlo Ancelotti, que só conseguiram sair da Pedreira com um triunfo, por 1-2, graças aos golos de Rodrygo e Jude Bellingham (que está recuperado de lesão e foi convocado).
Feitas as contas, com apenas duas rondas por disputar, os merengues ocupam a liderança isolada do Grupo C, com nove pontos. Segue-se o Napoli, com seis, os arsenalistas, com três, e, finalmente, o Union Berlim, com a contagem a 'zeros'.
O Real Madrid-Sporting de Braga irá contar com a arbitragem do juiz turco Halil Umut Meler, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Real Madrid-Sp. Braga: Lógica impera ou faz-se história? Minhotos sonham