A ilha grega de Santorini é uma das ilhas que está 'na mira' dos serviços de emergência, com equipas de resgate a serem enviadas para o local, onde já estão a trabalhar naquilo que poderá vir a ser um abalo para a ilha, depois de 48 horas a ser registada atividade sísmica mais intensa.
No domingo, as autoridades gregas emitiram um alerta, enquanto centenas de terramotos de até 4,5 na escala de Richter abalavam o local, situado no Mar Egeu.
"Nenhuma hipótese pode ser descartada", explicou o professor de geofísica Kostas Papazachos à emissora grega ERT.
"É por isso que estão a ser tomadas medidas preventivas, exatamente para limitar o impacto de um terramoto mais forte", referiu.
Gerasimos Papadopoulos, um sismólogo citado pelo The Guardian, contou que "tudo é possível" em situações como esta.
Já esta segunda-feira, as escolas foram fechadas e com a ida das autoridades, tendas e drones, houve também quem saísse da ilha: de residentes a turistas.
Há barcos a retirar as pessoas da ilha e, segundo o que explicou o ministro da Crise Climática e Proteção Civil, a companhia aérea grega Aegean está a realizar também mais voos para retirar as pessoas do local.
Há ainda alguns desmoronamentos, que pode ver na galeria acima, causados pelo impacto dos abalos - não tendo estes, no entanto, causados estragos.
"Temos de gerir um fenómeno geológico muito intenso. Quero pedir aos ilhéus que mantenham a calma e ouçam as instruções da Proteção Civil", disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que se encontra em Bruxelas, na Bélgica.
Já o diretor do Instituto de Geodinâmico do país, Vasilis Karastathis, explicou que os sismos são "claramente de origem tectónica".
Apesar de ontem os abalos terem sido registados até por volta de uma magnitude de 4,5 na escala de Richter, esta manhã já foi registado um de 5,1, a 19 quilómetros da ilha de Anafi.
Os locais que estão em risco de ser afetados são a ilha de Anafi, Santorini, Ios e Amorgos.
Mais de 200 sismos foram registados nas últimas 48 horas, entre Santorini e Amorgos, que distam cerca de 92 quilómetros.
Veja as imagens da evacuação e operações na galeria acima.
Leia Também: Grécia emite alerta devido à elevada atividade sísmica na ilha Santorini