As equipas da Premier League vão votar na próxima assembleia de acionistas uma proposta para acelerar a proibição de empréstimos de jogadores entre clubes associados na janela de transferências de janeiro. A notícia foi avançada pelo The Athletic.
A primeira divisão inglesa recomenda esta medida temporária para proteger a integridade da competição e dar tempo para se chegar a uma solução a longo prazo.
Se for aprovada a 21 de novembro, impedirá que potenciais negócios, como a possível transferência por empréstimo de Ruben Neves do Al Hilal para o Newcastle United - ambos detidos maioritariamente pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) -, se concretizem em janeiro de 2024.
A medida não foi especificamente concebida para impedir o Newcastle de contratar Neves, mas faz parte de uma discussão mais ampla em curso sobre transacções com partes associadas, incluindo o patrocínio da frente das camisolas.
No entanto, perante as crescentes preocupações de alguns dos seus 20 membros, a Premier League vai aprovar esta importante alteração das regras, mesmo que, numa primeira fase, seja apenas a título provisório. A votação exigirá pelo menos uma maioria de dois terços (14 clubes) para que o regulamento alterado seja adotado.
Leia Também: Cristiano Ronaldo perde prémio para referência de Jorge Jesus no Al Hilal