O FC Porto tem 'oscilado' entre um campeonato 'tremido' e uma Liga dos Campeões algo confortável, mas a verdade é que, mesmo após o mais recente triunfo, frente ao Antuérpia (2-0), os adeptos dos azuis e brancos ainda não se terão esquecido do surpreendente desaire diante do Estoril (0-1), na I Liga, há precisamente uma semana.
Segue-se, agora, uma sempre complicada deslocação a Guimarães e, curiosamente, há quem já tenha sido despedido por vacilar contra Estoril e Vitória SC de forma consecutiva. Em 2013/14, Paulo Fonseca não aguentou a pressão de ser derrotado pelos estorilistas (também por 0-1) e, uma semana depois, empatar em Guimarães (2-2), num jogo em que até esteve a vencer por dois golos.
O desfecho 'fatal' para o atual treinador do Lille foi praticamente imediato. Paulo Fonseca foi despedido numa época em que registou 21 triunfos, nove empates e sete derrotas, sendo que, entre as 'escorregadelas' das 20.ª e 21.ª jornadas, os dragões ainda empataram, frente ao Eintracht Frankfurt (3-3), no acesso aos 'oitavos' da Liga Europa.
Sérgio Conceição até poderia somar mais dois ou três 'deslizes' (mesmo de forma consecutiva) que, pela sensação que fica em torno de todo um percurso glorioso desde 2017, dificilmente teria o seu lugar em risco no FC Porto. Ainda assim, não deixa de ser curioso que, em 2013/14, duas jornadas seguidas (negativas para os dragões) contra as respetivas equipas acabaram por conduzir a uma intervenção da direção liderada por Pinto da Costa, recorrendo a Luís Castro (na altura na equipa B) até ao final da temporada, seguindo-se a contratação de... Julen Lopetegui.
Paulo Fonseca deu nas vistas no Paços de Ferreira, com um histórico terceiro lugar em 2012/13, mas a mudança para o Dragão não correu como planeado.© Reuters
Castelo 'arrombado' dá esperança a Conceição
Independentemente da dificuldade de jogar no Estádio D. Afonso Henriques, as deslocações mais recentes do FC Porto ao berço da Nação têm sido globalmente sorridentes, sobretudo, na era Sérgio Conceição, que, em sete jogos, ganhou seis e empatou um, sendo que essa igualdade (0-0, em 2018/19) aconteceu numa época em que o FC Porto viu o rival Benfica recuperar de uma desvantagem de sete pontos para voltar a ser campeão nacional.
Curiosamente, também em 2018/19, o Vitória SC - orientado por Luís Castro, atualmente a treinar os portugueses Cristiano Ronaldo e Otávio, no Al Nassr - surpreendeu o treinador dos azuis e brancos, em pleno Dragão, com uma reviravolta (2-3) na segunda parte, à terceira jornada do campeonato. De resto, tanto em casa, como fora, Sérgio Conceição soube sempre como chegar à 'receita' para derrotar os vimaranenses.
Em jornada de dérbi entre Benfica e Sporting, o FC Porto quer aproveitar a possibilidade de se aproximar de um dos rivais (ou até mesmo dos dois), entrando em campo, este sábado, ainda antes do duelo que deixa a liderança da I Liga em aberto. Conseguirá o FC Porto sair de Guimarães a sorrir, ou a sequência de vacilar contra Estoril e Vitória SC volta a 'pairar' sobre os dragões? A seu tempo saberemos...
Sérgio Conceição quer evitar nova 'escorregadela' na I Liga, numa altura em que regista sete vitórias em dez jornadas.© Getty Images
Leia Também: FC Porto de duas caras. 'Cospe fogo' na Europa... e 'treme' por cá