O FC Porto recorreu à já conhecida 'receita' de reviravoltas para voltar a sorrir na I Liga, este sábado, derrotando o Vitória SC (1-2), em Guimarães, ficando agora à espera do que vai acontecer na Luz, este domingo, no dérbi entre Benfica e Sporting.
O conjunto de Álvaro Pacheco foi 'mandão' no primeiro tempo e, depois de André Silva ter marcado na recarga de um penálti, desperdiçou vários lances ao 'esbarrar' sempre nas luvas de Diogo Costa. Tudo isto enquanto o primeiro-ministro António Conta falava ao país sobre as mais recentes polémicas governamentais.
Com Sérgio Conceição em estado de fúria, os dragões chegaram, ainda assim, ao empate num cabeceamento de Zaidu, contra a corrente de jogo. O golo acabaria por moralizar a turma azul e branca, de tal forma que, na segunda parte, Francisco Conceição conseguiu rubricar o tento da reviravolta, evitando novo 'tropeção' no campeonato.
Um Costa a falar, o outro a brilhar
Sérgio Conceição decidiu promover apenas uma alteração em relação ao último onze, deixando Taremi no banco para dar lugar ao filho Francisco Conceição, enquanto Álvaro Pacheco mexeu duas peças, com as entradas de Miguel Maga e Borevkovic para os lugares de Bruno Gaspar e Manu Silva. E se é verdade que a primeira ocasião pertenceu a Evanilson, do lado do FC Porto, também não deixa de ser um facto que o Vitória SC acabaria por se apoderar das melhores oportunidades do primeiro tempo.
Ainda antes da 'chuva' de lances na área de Diogo Costa, eis que surgiu o primeiro grande motivo de festejos em Guimarães. A fechar os primeiros 15 minutos, João Mário tocou levou o braço à bola, o árbitro Nuno Almeida assinalou penálti e André Silva assumiu a cobrança do castigo máximo. Diogo Costa ainda defendeu numa primeira instância, mas não impediu que a recarga do avançado provocasse uma 'explosão' de alegria no berço da Nação.
Numa altura em que o primeiro-ministro António Costa falava ao país sobre as mais recentes polémicas governamentais do país, Diogo Costa ia brilhando no Estádio D. Afonso Henriques com uma mão cheia de defesas a fazer desesperar os adeptos do Vitória e, claro, Sérgio Conceição, que revelou estar bastante descontente com o desempenho da sua equipa.
Primeiro foi Jota a aparecer na cara do golo, pouco depois foi André Silva a tentar o bis por duas ocasiões e também Ricardo Mangas foi tentando a sua sorte. Tudo isto 'esbarrou' nas luvas do guardião da seleção nacional num curto espaço de tempo, acabando por anteceder... o golo do empate.
A cinco minutos do intervalo, contra a corrente do jogo, o FC Porto conseguiu desenhar um lance coletivo com a calma que não tinha apresentado até então, com Zaidu a aparecer na grande área para corresponder, de cabeça, ao cruzamento de Francisco Conceição. Ao intervalo, os dragões bem que podiam estar satisfeitos pelo resultado.
Chico deu a volta a um Castelo 'a ferver'
A segunda parte arrancou sem alterações, mas Sérgio Conceção não tardou em lançar Mehdi Taremi e Galeno para dentro das quatro linhas, sendo que, em cima da hora de jogo, viu a sua equipa alcançar o tão desejado golo da reviravolta. Aproveitando um erro da defensiva vimaranense, Francisco Conceição apareceu em zona preferencial e bateu Bruno Varela, deixando os adeptos dos dragões em festa.
Com várias alterações de parte a parte, o Vitória SC - que sentiu claramente o impacto da reviravolta - ameaçou o empate por mais duas ocasiões, nomeadamente nas investidas de Jota Silva e Dani Silva, sendo que, pelo meio, Pepe apresentou queixas e teve de ser forçosamente substituído (à atenção de Roberto Martínez).
Até ao apito final, Galeno ainda esteve perto de fazer o terceiro, mas Bruno Varela impediu que tal acontecesse, porém, acabou por não sair a sorrir, devido aos problemas de eficácia da sua equipa 'aliados' à magnífica noite de Diogo Costa entre os postes, sobretudo na primeira parte, algo que revelou ser crucial para o desfecho a partida.
Com este resultado, o FC Porto impede o Vitória SC de chegar ao pódio, passando a somar os mesmos 25 pontos que o rival Benfica, atrás do líder Sporting. Já a equipa de Álvaro Pacheco cai para a sexta posição, atrás de Sporting de Braga e Moreirense, com 19 pontos.
Momento do jogo: Inevitavelmente, o golo da reviravolta apontado por Francisco Conceição. Em cima da hora de jogo, após um primeiro tempo de sofrimento, o FC Porto conseguiu chegar à vantagem.
Leia Também: Diogo Costa ainda defendeu penálti, mas André Silva fez isto na recarga
Leia Também: Zaidu empatou assim para o FC Porto e atenuou fúria de Conceição
Leia Também: Francisco Conceição 'fulmina' o Castelo. Após a assistência, houve o golo
Leia Também: Polémica em Guimarães. FC Porto pediu penálti por falta neste lance
Leia Também: Soam os alarmes no Dragão. Pepe sai lesionado e pode desfalcar a seleção
[Notícia atualizada às 22h43]
Onzes
Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, Borevkovic, Tomás Ribeiro, Miguel Maga, Dani Silva, Tomás Handel, João Mendes, Ricardo Mangas, Jota Silva e André Silva.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu, André Franco, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Pepê, Evanilson e Francisco Conceição.
Antevisão
Vitória SC e FC Porto defrontam-se, este sábado, em jogo a contar para a 11.ª jornada, num jogo em que o '11' parece ser nota de ordem pelo facto de ser disputado no dia 11 de novembro. A possibilidade de haver trocas no pódio, em jornada de dérbi entre Benfica e Sporting, está em cima da mesa e promete também 'agitar' o ambiente em Guimarães.
Os dragões deslocam-se ao berço da Nação após um surpreendente desaire na I Liga, frente ao Estoril (0-1), embora a resposta já tenha surgido a meio da semana, com o triunfo diante do Antuérpia (2-0) na Liga dos Campeões, vincando a diferença em torno da diferença entre as prestações internas e europeias.
Apesar do histórico favorável de Sérgio Conceição no Estádio D. Afonso Henriques - com seis triunfos e um empate desde que assumiu a liderança dos dragões -, o FC Porto terá em mente o alerta da época 2013/14, quando um duplo 'tropeção' consecutivo diante dos estorilistas (0-1) e vimaranenses (2-2) resultou no despedimento de Paulo Fonseca.
Já o Vitória SC segue na quinta posição, com 19 pontos, a três do emblema da cidade Invicta, numa época em que já trocou de treinador por três ocasiões. Álvaro Pacheco assumiu a liderança da equipa há pouco mais de um mês e, após três triunfos convincentes, vacilou no passado fim de semana, no dérbi vimaranense disputado no reduto do Moreirense (1-0)
O jogo - um dos grandes clássicos do futebol português - tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Nuno Almeida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Conceição e os assobios durante o jogo com o Antuérpia: "Por vezes..."
Leia Também: Estoril e Vitória assustam? Dupla queda já originou demissão no FC Porto
Leia Também: FC Porto de duas caras. 'Cospe fogo' na Europa... e 'treme' por cá