O Observatório do Futebol (CIES) apresentou, esta quarta-feira, as conclusões de um estudo que apontam Marcus Edwards, do Sporting, como o jogador que mais oportunidade de golo cria em todo o desporto-rei português.
O internacional sub-21 inglês obteve uma pontuação de 1,56, num algoritmo que tem em conta "o número de passes-chave (por oportunidade) e as assistências esperadas (dependendo da periculosidade das oportunidades criadas) por 90 minutos, e avaliando o resultado com base no nível desportivo dos jogos).
O avançado dos leões conseguiu, assim, superar a concorrência de Ángel di María (do Benfica, com 1,51), Álvaro Djaló (do Sporting de Braga, com 1,44) e Ricardo Horta (também do Sporting de Braga, com 1,28), os únicos atletas da I Liga a constar neste estudo.
A nível global, a liderança destacada pertence a Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, com um resultado de 2,36. Leroy Sané, do Bayern Munique, é segundo classificado, com 1,92, e Nico Williams, do Athletic Bilbao, encerra o pódio, com 1,89.
Leia Também: Marcus Edwards cresce e Sporting já só pensa na renovação