Gonçalo Inácio tem sido um verdadeiro 'joker' para Rúben Amorim. Uma figura de quem o treinador não abdica, seja na defesa, onde se sente mais confortável, ou até no meio-campo, onde o jovem atuou durante a pré-temporada e diante do Farense, numa vitória por 4-2, no início deste mês de novembro.
Fazendo as contas, Gonçalo Inácio é o jogador mais utilizado por Rúben Amorim nesta temporada - 1314 minutos, ultrapassando Ousmane Diomande, Pedro Gonçalves e Antonio Adán.
Também na seleção Inácio é cada vez mais uma certeza. Nos últimos seis jogos, foi titular em três, com dois golos marcados, numa época de clara afirmação também ao nível de seleção.
Porém, o jovem defesa vai ter observar os colegas de equipa à distância no próximo jogo da Taça de Portugal, no domingo, contra o Dumiense/CPJ II. Não pelo cansaço, mas porque está suspenso, depois da acumulação de amarelos durante o último dérbi da Luz, no dia 12 de novembro. A suspensão é válida para todas as competições nacionais.
As escolhas possíveis de Rúben Amorim
Seu o seu 'protegido', Amorim terá de encontrar uma solução para o lado esquerdo da defesa. Inácio pegou de estaca neste lado da defesa a três (com Sebástian Coates e Ousmane Diomande ao seu lado, da esquerda para a direita). Será, com certeza, um exercício que Amorim não gostará de fazer, apesar de o adversário ser teoricamente inferior.
Se Amorim quiser optar por defesa-central, ainda que destro, tem Jeremiah St. Juste, Luís Neto e Eduardo Quaresma à disposição. São defesas mais habituados, no entanto, a atuar pelo lado direito. No caso do neerlandês, Amorim poderá optar por dar-lhe minutos de jogo, depois de ter recuperado de uma lesão, tal como fez no último dérbi, ainda que 'coagido' pela expulsão de Gonçalo Inácio.
No caso de Luís Neto, é cada vez mais visto como uma opção de recurso útil ao balneário e, certamente, terá a experiência necessária para encarar seriamente um jogo contra um adversário mais acessível. Quanto a Eduardo Quaresma, tem apenas 29 minutos de jogo, contra o Arouca, e esta seria uma boa oportunidade de mostrar trabalho no regresso ao Sporting. Há ainda outra possibilidade mais remota, que é a estreia do defesa-central esquerdino João Muniz, de 18 anos.
Por fim, não seria de admirar a escolha de Matheus Reis para o lado esquerdo da defesa, uma posição que o brasileiro já adotou várias vezes sob o comando de Rúben Amorim, oferecendo uma melhor construção de jogo à linha defensiva. Nuno Santos ocuparia a ala esquerda. Não faltam opções a Rúben Amorim: resta ver que o irá escolher o técnico.
Taça de Portugal: Piso escorregadio para Amorim
Os leões têm 17 Taças de Portugal no seu palmarés, sendo um dos clubes mais bem sucedidos na competição. No entanto, a competição não tem sorrido a Rúben Amorim no Sporting. Aliás, a Taça escapou sempre a Amorim. Na época passada, fez apenas um jogo - perdeu com o Varzim, na terceira eliminatória, por 1-0.
Em 2021/22, a melhor campanha até agora, o Sporting chegou até às meias-finais. Derrotou alguns adversários de menor valia até essa fase, mas perdeu contra o FC Porto na penúltima fase, sendo que os portistas viriam a ganhar a competição. Em 2020/21, a primeira época de Amorim no cargo, os leões chegaram somente aos oitavos de final, perdendo com o Marítimo.
Leia Também: FPF revela árbitros para os jogos da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal