FC Porto e Montalegre defrontam-se, esta sexta-feira, a partir das 20h45, no Estádio do Dragão, num duelo relativo à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Os azuis e brancos regressam à ação após uma pausa para compromissos das seleções e também depois de uma conturbada Assembleia-Geral que desencadeou vários desacatos entre sócios do FC Porto.
Os pupilos de Sérgio Conceição procuram assim uma bonança dentro das quatro linhas que acalme a tempestade que se vive na Invicta fora dos relvados. Recordar que na anterior eliminatória, os azuis e brancos levaram de vencida a formação do Vilar de Perdizes.
Por sua vez, o Montalegre, terceiro classificado da Série A do Campeonato de Portugal, já não perde um encontro desde 1 de outubro, dia em que foi derrotado pelo Marítimo B, sendo que nas anteriores rondas da prova rainha derrubou o Mondinense (2-0), o Peniche (nas grandes penalidades, após 2-2 no tempo regulamentar e prolongamento) e o Pevidém (2-1).
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Momento do FC Porto: "Olhamos para o que se passa à nossa volta. Eu como empregado do FC Porto, tenho de me focar na equipa. O meu papel é treinador. Olhando para estes acontecimentos que fazem parte ou estão a fazer parte deste ambiente do nosso clube, que me deixam absolutamente triste. Repudio qualquer tipo de violêncie e o que ouvi na AG como sócio há 27 anos deixa-me triste e é condenável. A partir daí, ponto final".
Mais dois internacionais no FC Porto, Pepê e João Mário O que significa? "Fico extremamente contente, pelo percurso, evolução, por chegarem a um patamar de seleção. Com espaço em seleções onde estãoo os melhores de cada país. Temos mais dois ou três que podem ser chamados. Galeno, Evanilson... Há jogadores com potencial, que, com o que fazem no clube, espero que possam ser chamados no futuro, como foram o João Mário e o Pepê. Fico contente, espero que venham um pouco mais acordados do que o João Mário nestes dois três dias, que veio meio a dormir. Faz parte do meu trabalho acordá-lo e perceber que tem um treinador português e não um espanhol."
Considera-se a pessoa mais consensual no FC Porto? "Sublinharam um like que meti na publicação da dona Cecília Pedroto [viúva de José Maria Pedroto]. Quando falámos no nosso mestre, uma das pessoas que mais admiro no futebol. Dizia ele que os sócios no FC Porto não são o 12.º jogador, sem eles não havia razão de existir. Os sócios querem vitórias, títulos e não querem algumas situações que infelizmentte aconteceram. Somos uma região muito apaixonada pelo clube, muito dedicada à causa, ajudar sempre o FC Proto a ter mais vitórias ou que essas vitórias possam dar títulos. Mas não somos o que vimos neste passado recente, que fique claro a minha opinião. Há que preparar jogos, dar alegrias aos sócios e que possamos fazer um pouco melhor do que fizemos até agora."
Tony da Silva
Análise ao encontro: "É um jogo onde não temos nada a perder e tudo a ganhar. É esta a mensagem que tenho passado aos jogadores. Sabemos que, pelo ADN que tem, o FC Porto nunca facilita, sabemos, de antemão, as dificuldades que iremos enfrentar, mas todos vamos levar uma lição deste jogo. Enquanto treinador, vou levar uma lição do Sérgio Conceição, mas nunca vou pedir aos meus guarda-redes que defendam como o Diogo Costa, nunca vou pedir aos meus avançados que sejam um Taremi ou Evanilson".
Desfrutar da eliminatória: "Aquilo que quero é que os meus jogadores desfrutem do jogo, sejam iguais a eles próprios, que joguem com coragem e que sintam prazer naquilo que façam. Sabemos que é extremamente difícil, mas, como qualquer barrosão, antes quebrar que torcer. Vamos dar o nosso melhor, fazer o nosso futebol e jogar à Montalegre".
Entrar para... ganhar: "Um bom resultado é ganhar. A expectativa é dignificar as cores do nosso clube. Com certeza iremos fazer um grande jogo".
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu Sanusi, André Franco, Alan Varela, Stephen Eustaquio, Francisco Conceição, Pepê, Evanilson.
Montalegre: Ricardo Benjamim, Edu Machado, David Santos, Douglão, Zack, Lassana Mané, Rúben Neves, Isaac Boakye, Luís Maurício, André Dias, Alex.
Últimos resultados
FC Porto: V-V-D-V-V
Montalegre: V-E-E-V-V
Ausências
FC Porto: Veron, Marcano, Samuel Portugal, Wendell e Iván Jaime.
Montalegre: -
Leia Também: Iván Jaime reintegrado sem limitações nos treinos do FC Porto