É um jogo de Taça de Portugal, mas bem podia ser do campeonato. O Benfica recebe o Famalicão, no Estádio da Luz, para a quarta eliminatória da prova rainha. Dos três grandes, trata-se do adversário mais complicado - FC Porto defronta o Montalegre, o Sporting recebe o Dumiense.
Terá de ser, portanto, com cautelas que Roger Schmidt abordará este jogo. Na última eliminatória, ambas as equipas eliminaram oponentes insulares. O Benfica bateu o Lusitânia dos Açores, numa rara visita à Ilha Terceira, enquanto o Famalicão deslocou-se à Madeira para vencer o Camacha.
O histórico nos encontros anteriores entre os conjuntos mostra uma superlatividade dos encarnados sobre o Famalicão. Encontraram-se vinte e quatro vezes, com equipa de Lisboa em vantagem: 19 vitórias, contra 1 vitória de equipa de Vila Nova de Famalicão, restando quatro empates.
Uma das principais dificuldades do Benfica será voltar a 'ligar' o chip das competições nacionais depois da pausa para seleções, a última antes de março - Schmidt congratulou-se, aliás, por esse facto - pois o Famalicão teve menos jogadores nas seleções.
Acompanhe a partida, mais logo, com o Desporto ao Minuto.
Treinadores
Roger Schmidt:
Fim da pausa internacional. "Estou muito satisfeito pelo fim desta pausa. Finalmente podemos focar-nos a 100 por cento no Benfica até março, o que é bom para melhorar e evoluir. Agora, teremos o primeiro jogo após a pausa, e é um jogo de Taça. Estamos satisfeitos por jogar em casa, mas jogamos contra um grande adversário"
Análise ao Famalicão: "Estão a fazer uma boa temporada, são muito compactos e disciplinados taticamente. Não sofreram muitos golos e são perigosos no ataque. Os jogos de Taça têm sempre histórias especiais, mas temos grandes objetivos. Queremos conquistar a Taça esta temporada e estamos preparados para lutar para chegar à próxima ronda"
João Pedro Sousa
Antevisão ao Benfica: "Não temos medo. Tentamos jogar sempre bem na nossa forma de ver o jogo e até sabemos que corremos, por vezes, demasiados riscos, e percebemos que as coisas não estão a resultar. Acreditamos na nossa ideia, os jogadores acreditam, trabalham para correr bem durante o jogo. É isso que vamos fazer. Sabemos a forma como o Benfica tenta pressionar e defender, vamos tentar explorar alguns espaços, tentar condicionar algumas zonas do campo e pressionar Benfica com a bola."
Altos e baixos do Benfica: "Se não vão surgindo vitórias, jogo após jogo, há pessoas a questionar pequenas coisas. Olhando até para nós próprios percebemos que também passámos pelos mesmos problemas. Jogadores que vieram reforçar o onze ou surgiram lesões, ou não se adaptaram, plantel em determinadas posições curto, adversário que alteraram sistema tático. Também aconteceu connosco."
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, João Mário, Petar Musa.
Famalicão: Ivan Zlobin, Martín Aguirregabiria, Riccieli, Justin de Haas, Francisco Moura, Mirko Topic, Zaydou Youssouf, Gustavo Sá, Óscar Aranda, Théo Fonseca, Pablo Felipe.
Últimos resultados
Benfica: V-D-V-V-E
Famalicão: V-E-V-D-D
Ausências
Benfica: Bah, André Gomes, Neres, Bernat, Kokçu.
Famalicão: -
Leia Também: João Pedro Sousa garante um Famalicão "sem medo" frente ao Benfica