O Barcelona deu, este sábado, mais um passo atrás na corrida pela revalidação do título de campeão espanhol, ao não conseguir ir além de um empate a uma bola na visita ao Rayo Vallecano, na antecâmara da decisiva receção ao FC Porto, na Liga dos Campeões.
Sem Marc-André ter Stegen, que continua a recuperar de lesão, coube a Iñaki Peña defender as redes do conjunto catalão, mas sem nunca conseguir transmitir a segurança do internacional alemão, protagonizando alguns momentos de 'tremideira'.
O mais visível de todos deve lugar aos 39 minutos, quando foi ao chão para defender um remate que acabou bloqueado, e demorou uma 'eternidade' para se reerguer, tendo Unai López aproveitado para desfazer o nulo, do 'meio da rua'.
Já no segundo tempo, os catalães procuraram responder e chegaram mesmo a atirar ao ferro, por intermédio de Raphinha, antigo jogador do Sporting, que ficou a centímetros do golo, minutos após entrar para o lugar de Lamine Yamal.
Foi então que, já aos 83 minutos, Florian Lejeune, na tentativa de desviar um cruzamento perigoso de Alejandro Balde para Robert Lewandowski, acabou por colocar a bola na própria baliza, e, assim, selar o resultado final.
No que a portugueses diz respeito, João Cancelo foi aposta a titular por parte de Xavi Hernández, tendo João Félix entrado para o lugar de Ferran Torres, após o intervalo. Do outro lado da 'barricada', Bebé rendeu Jorge de Frutos, pouco depois.
Feitas as contas, com este resultado, o Barcelona passa a somar 31 pontos, o que o deixa no terceiro lugar de La Liga, a três pontos do líder, o Girona (que ainda vai receber o Athletic Bilbao), e a um do segundo classificado, o Real Madrid (que irá visitar o Cádiz).
Quanto ao Rayo Vallecano, chega aos 19 pontos ao cabo de 14 jornadas disputadas e isola-se, provisoriamente, na oitava posição da tabela.
Onzes
Rayo Vallecano: Dmitrievski; Baliu, Mumin, Lejeune, Espino; Valentín, Unai López, Trejo; Isi, De Frutos e Camello.
Barcelona: Iñaki Peña; João Cancelo, Martínez, Christensen, Baldé; Romeu, Pedri, De Jong; Lamine Yamal, Ferran Torres e Lewandowski.
Antevisão
O Barcelona desloca-se, ao início da tarde deste sábado, ao Estadio de Vallecas, onde terá pela frente o Rayo Vallecano, naquele que será o derradeiro 'teste' antes da receção ao FC Porto, na quinta e penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
A equipa onde militam os internacionais portugueses João Félix e João Cancelo chega a este encontro na terceira posição de La Liga, a quatro pontos do líder, o sensacional Girona, e a dois do segundo classificado, o Real Madrid, que ainda vão a jogo.
Já o conjunto adversário, que conta com um luso-caboverdiano Bebé em modo 'endiabrado', após quatro golos marcados nas cinco últimas partidas, encontra-se no oitavo lugar, com 18 pontos, tantos quanto Valencia e Las Palmas.
O Rayo Vallecano-Barcelona irá contar com a arbitragem do juiz espanhol Juan Martínez Munuera, e poderá acompanhá-lo, em direto, a partir das 13h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Barcelona pondera 'riscar' João Félix e já pensa... noutro português