O Benfica venceu o Famalicão, por 2-0, neste sábado, e seguiu em frente na Taça de Portugal. Foi um triunfo 'suado' das águias, que beneficiaram da infelicidade da dupla de centrais contrária na parte final do encontro.
Roger Schmidt apostou em Casper Tengstedt na frente de ataque logo de início, que tinha decidido o dérbi contra o Sporting, Morato a lateral-esquerdo e Aursnes no lado direito da defesa.
O jogo começou com o Famalicão decidido a incomodar o Benfica. Logo aos quatro minutos, grande corte de Morato a evitar o golo do Fama, após uma arrancada decidida de Francisco Moura. Houve nova defesa de Trubin a remate de Puma Rodríguez, mais tarde.
Do outro lado, era uma dupla nórdica que criava perigo à baliza de Luiz Júnior. Aursnes rematou para defesa do brasileiro, aos 12 minutos, já a surpresa de Schmidt, Casper Tengstedt, podia ter marcado após um grande passe de Di Maria. Ultrapassou o guarda-redes, mas não um defesa, que tirou em cima da linha. Di María também obrigou o guardião a nova parada, perto da meia-hora.
Foi uma primeira parte sem golos, mas com muito dinamismo de parte a parte. Pode dizer-se que o marcador só nao foi inaugurado mais cedo devido à ação dos guarda-redes das duas equipas.
João Pedro Sousa foi o primeiro treinador a mexer na segunda metade, com as entradas de Jhonder Cádiz (ex-Benfica) e Alex Dobre, aos 58 minutos. Saiu Henrique Araújo, emprestado pelo Benfica, aplaudido de pé pelos adeptos encarnados.
Já com o Famalicão a apertar, e os minutos a acumularem-se, o Benfica chegou ao golo de forma insólita: após cruzamento de Casper Tengstedt, descaído na direita, existem dois desvios de jogadores do Famalicão, um deles fatal. O defesa Riccieli introduziu a bola na própria defesa.
Ainda com a defensiva algo abalada com este golo, outro ataque rápido do Benfica originou a expulsão do outro defesa-central do Famalicão, Otávio, que ceifou Casper Tengstedt.
O 2-0 surgiu poucos minutos depois, já com o Famalicão fragilizado. Em momento de transição ofensiva, João Mário entrega a Rafa, pela esquerda, este entra dentro da área e atira para longe do alcance de Luiz Júnior. Vantagem incontestada até ao final do jogo, e o Benfica permanece na Taça de Portugal. Está nos oitavos de final da competição.
Momento do jogo: A expulsão de Otávio, cerca de dois minutos depois do 1-0 do Benfica, deixou os famalicenses com muito menos hipóteses de discutir o resultado. Abordagem descuidada do defesa-central, ainda que existam dúvidas quanto à posição (regular ou não) de Casper Tengstedt.
Onzes
Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; Florentino, João Neves e João Mário; Di María, Tengstedt e Rafa.
Famalicão: Luiz Júnior; Nathan, Riccielli, Otávio Ataíde e Francisco Moura; Topic e Zaydou Youssouf; Théo Fonseca, Gustavo Sá e Puma Rodríguez; Henrique Araújo.
Antevisão:
O Benfica procura, neste sábado, assegurar a passagem à próxima fase da Taça de Portugal, em duelo com o primodivisionário Famalicão. Será, com certeza, um adversário complicado no regresso à competição nacional após a pausa para os compromissos internacionais.
Já depois de Vizela e FC Porto terem assegurado a passagem à quarta eliminatória da prova-rainha, os encarnados procuram garantir um bilhete para a próxima fase. Na última eliminatória, ambas as equipas venceram adversários insulares - o Benfica venceu o Lusitânia dos Açores, enquanto que o Famalicão ultrapassou o Camacha, da Madeira, com uma goleada.
Na mesma noite em que o Benfica tem a obrigação de ganhar para poder voltar acalentar o sonho de ir a uma final no Jamor, que escapa há alguns anos, o Famalicão vai tentar fazer aquilo que nunca fez: vencer os encarnados na Luz.
O jogo tem início às 20h45, no Estádio da Luz, em Lisboa, com arbitragem de Manuel Oliveira. Acompanhe todas as incidências da partida, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Abel Ferreira quer reforçar ataque do Palmeiras com ex-Benfica
Leia Também: Benfica-Famalicão: Adversário de 'Primeira' na Taça de Portugal