Depois do empate em Moreira de Cónegos, o Benfica dá seguimento à prestação na I Liga com uma receção, na tarde desta sexta-feira, ao Farense, em jogo da 13.ª jornada.
A vitória no dérbi eterno sobre o Sporting parecia ter recolocado o Benfica no caminho do sucesso, mas o nulo concedido na ronda anterior na visita ao Moreirense, a que se juntou o empate contra o Inter na Luz e que ditou o adeus à Liga dos Campeões, assim como a pobreza do futebol praticado pelo vigente campeão nacional fizeram crescer a contestação em torno do treinador Roger Schmidt.
Para contornar esta situação difícil, os encarnados voltam ao convívio com os seus adeptos e procuram uma vitória para pressionar o líder Sporting, que na última ronda se isolou na liderança.
Do outro lado, o Farense tentará replicar a exibição que apresentou diante do Sporting na sua casa. Os leões de Faro venderam cara a derrota aos verde e brancos e, certamente, vão tentar fazer o mesmo no Estádio da Luz.
O duelo entre o Benfica e o Farense tem apito inicial agendado para as 18h00 desta sexta-feira e contará com arbitragem de Miguel Nogueira.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt:
Benfica não consegue ganhar três jogos consecutivos: "Acho que já respondi mais ou menos a essa pergunta. Jogamos em várias frentes, em várias competições, é difícil fazer três vitórias consecutivas se jogamos também na Liga dos Campeões, por exemplo. Temos um futebol consistente, seguro. Para termos vitórias consecutivas é preciso ganhar os jogos lá fora. Não vale a pena olhar para trás agora, o que faz sentido é estarmos focados nos jogos que se avizinham. Tivemos problemas nas últimas semanas, mas acho que estamos numa boa situação nas outras competições, apesar de tudo. Não podemos voltar atrás e mudar o que fizemos na Champions, isso já está feito. Para a semana vamos lutar pela presença na Liga Europa, mas para já o nosso foco é no jogo de amanhã".
O que se passa com Jurásek e Cabral? "As contratações são algo que sempre todos falam. Os jogadores assinam contratos de longa duração. Os clubes é que tomam a decisão, mas claro que os treinadores fazem as coisas juntos e tentamos, juntos, encontrar jogadores que estejam disponíveis para comprar. Tomámos a decisão juntos, mas a decisão final é do clube."
Como está o estado de espírito dos jogadores após o empate: "Claro que estamos desiludidos, por teremos empatado. Creio que fizemos um bom jogo e que tínhamos capacidade para ganhar, mas não fomos capazes de marcar golos. Mas eu vi como os jogadores trabalharam, mas a nossa missão é olhar sempre em frente. Tens de esquecer rapidamente e focar no próximo jogo. A semana passada foi mais pesada e os jogadores puderam descansar um pouco mais. Temos de ganhar os três pontos e continuar a nossa caminhada. Para sermos campeões temos de estar bem o tempo todo. São 34 jogos e temos 29 pontos de 36 possíveis. Não é perfeito, mas é uma boa média. Amanhã temos de marcar e ganhar perante o nosso adversário."
José Mota:
O que espera: "Vai ser extremamente difícil, mas penso que temos capacidades, até pelo que temos feito no nosso campeonato, não só para enervar o Benfica como também impor, muitas vezes, a nossa filosofia de jogo, a nossa mentalidade, o nosso critério, que penso que nos têm dado muito bons resultado."
Benfica quer 'vingar' má fase: "Nós temos de estar preparados para contrariar esse mesmo poderio, essa forma de pensar e exibir o que está ao nosso alcance. Se o conseguirmos fazer, acontece aquilo que acontece com todos os adversários: não há adversários invencíveis, não há adversários que mentalmente sejam superiores em relação aos meus atletas. E, quando assim é, com certeza que iremos contrariar esse poderio do Benfica."
Manter o nível dos últimos jogos: "Se estivermos ao nível que temos estado nos últimos jogos, tornaremos mais complexa e mais difícil a tarefa do nosso adversário. Estamos preparados para um jogo difícil, estamos preparados para tentarmos fazer um jogo positivo e ambicionamos trazer pontos do Estádio da Luz. Para isso, temos de ter uma concentração, uma entrega, uma disciplina tática muito forte, porque o Benfica tem jogadores fortes no um para um, que criam muitos desequilíbrios."
Últimos resultados
Benfica: D-V-V-E-E
Farense: V-D-V-V-D
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Fredrik Aursnes, António Silva, Nicolás Otamendi, Morato, Florentino Luís, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, João Mário, Casper Tengstedt.
Farense: Ricardo Velho, Pastor, Zach Muscat, Gonçalo Silva, Talocha, Cláudio Falcão, Vítor Gonçalves, Mohamed Belloumi, Mattheus Oliveira, Marco Matias, Bruno Duarte.
Ausências
Benfica: Bah, David Neres, Bernat e André Gomes (lesionados).
Farense: Fabricio Isidoro (castigado), Zé Luís e Velásquez (lesionados).
Leia Também: José Mota diz que Farense tem capacidade para enervar Benfica na Luz
Leia Também: "Temos 29 pontos de 36 possíveis. Não é perfeito, mas é uma boa média"