Sporting e FC Porto medem forças, esta segunda-feira, em jogo de encerramento da 14.ª jornada da I Liga. Cerca de 24 horas depois de o Benfica ter vencido em Braga (1-0), a liderança ficou novamente das mãos das águias mas pode mudar de dono logo à noite. Para tal Sporting e FC Porto precisam de... vencer.
O histórico de confrontos é favorável aos dragões e a tendência acentuou-se nos últimos embates. Afinal de contas, o Sporting não sabe o que é vencer um Clássico contra o FC Porto há oito jogos consecutivos.
Rúben Amorim garantiu, no entanto, que quer acabar com esta mesma tendência e identificou aquilo que tem definido os últimos duelos.
Por seu turno, Sérgio Conceição deixou elogios ao Sporting, mas também frisou que a estratégia de jogo dos dragões passará sempre pela vitória em Alvalade.
O pontapé de saída está agendado para as 20h15 e contará com a arbitragem de Nuno Almeida.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
FC Porto virou adversário complicado: "Eu faço a abordagem... Seria a mesma coisa. Estamos em primeiro lugar e devíamos ter mais pontos. Eu olho para os jogos, Braga, Luz e com o Vitória, e faço essa avaliação. A verdade é que fomos a equipa com mais oportunidades e estamos a pecar nos detalhes. Nos momentos chave já não conseguimos recuperar. Todos esses jogos tiveram histórias diferentes. O campeonato é longo e temos de ganhar a todos. Fala-se muito do histórico recente com o FC Porto, a mesma coisa se falava no Famalicão, que demorámos três anos para ganhar. Não foi por isso que ficámos obcecados por ganhar. Queremos ganhar este tipo de jogo. Estamos mais perto de os ganhar de quando os ganhávamos. Estamos preparados para mudar essa tendência."
Elogios para Conceição: "Goste-se dele ou não se goste, a capacidade que ele tem de implementar a mentalidade que o FC Porto tem é difícil. É algo que cresce, ele jogou lá, é um clube há muitos anos habituado a passar na Liga dos Campeões e a ganhar muitos títulos. Isso demora algum tempo a construir. Para além das coisas boas que Sérgio Conceição tem, eu acho que ele é talvez o melhor nesse aspeto. Era uma coisa que eu não diria que gostaria de ter, porque temos características diferentes. Não acredito que ele queira ganhar mais do que eu, isso não acredito. Temos feitios diferentes. Mas é uma capacidade que a sua equipa demonstra e que nós ainda estamos a construir e não estamos ao mesmo nível."
Sérgio Conceição
Elogios para Amorim: "O Rúben e a sua equipa técnica têm feito um trabalho de alto nível. São líderes do campeonato, passaram à próxima fase da competição europeia onde estão, reforçaram-se bem, competem bastante bem. Agora teremos de dissecar a equipa do Sporting, porque não há equipas perfeitas e o Sporting também tem as suas lacunas. Queremos ir a Alvalade ganhar o jogo".
Campeonato ao rubro: "É um campeonato onde nós queremos rapidamente ter essa consistência e solidez na conquista dos pontos. Quantos menos pontos perdermos melhor será, mas está difícil para todos ganhar neste campeonato. As equipas estão todas elas muito bem preparadas. Isto é uma maratona, mas sabemos que esta será uma etapa importante para nós".
Últimos resultados
Sporting: VDVEV
FC Porto: VVDVD
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Luís Neto, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Paulinho
FC Porto: Diogo Costa, Jorge Sánchez , Fábio Cardoso, Pepe, Zaidu Sanusi, Pepê, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Evanilson
Ausentes
Sporting: St. Juste e Fresneda (lesionados).
FC Porto: Veron, Marcano e Samuel Portugal (lesionados).