Campeão europeu City com 'brinde' em 'oitavos' sem finais antecipadas

O Manchester City, detentor do troféu, ficou hoje com um 'brinde' chamado Copenhaga no sorteio dos 'oitavos' da Liga dos Campeões de futebol, que colocou o Arsenal no caminho do FC Porto e não proporcionou qualquer final antecipada.

Notícia

© Getty Images

Lusa
18/12/2023 12:55 ‧ 18/12/2023 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

O confronto de maior cartaz talvez seja o que opõe o Atlético de Madrid ao Inter de Milão, finalista vencido na época passada, enquanto os grandes candidatos ao título deverão continuar a sê-lo nos quartos de final, caso confirmem o favoritismo na primeira ronda da fase eliminatória.

O Real Madrid, recordista de títulos da mais importante prova europeia de clubes, com 14 troféus conquistados, em 17 finais, defronta o Leipzig, enquanto o Bayern Munique, terceira equipa com maior número de troféus, a par do Liverpool, ambos com seis, enfrenta a Lazio.

O Paris Saint-Germain, ainda em busca da glória na 'Champions', apesar do estatuto de favorito de que tem beneficiado nos últimos anos, mede forças com a Real Sociedad, um dos responsáveis pela eliminação do Benfica, ao vencer o grupo do campeão nacional, à frente do Inter Milão.

Tendo evitado alguns dos mais fortes candidatos a erguer o cetro no estádio do Wembley, palco da final da edição de 2023/24, o sorteio não foi totalmente favorável ao FC Porto, campeão europeu em 1987 e 2004, uma vez que terá pela frente o líder da poderosa Liga inglesa.

O Arsenal, que integra no plantel os portugueses Fábio Vieira (ex-jogador do FC Porto) e Cédric Soares, impressiona a cada ano que passa sob o comando do treinador Mikel Arteta, apesar de ter como melhor resultado na competição a presença na final, em 2006, e de ter sido eliminado pelo Sporting nos oitavos de final da Liga Europa da temporada anterior.

O Manchester City deverá prosseguir a caminhada que pode conduzir o tricampeão inglês à revalidação do título na 'Champions' -- o primeiro do clube -, tão tranquilamente quanto passou pela fase de grupos, na qual efetuou um percurso 100% vitorioso, tal como o Real Madrid.

A formação, na qual alinham os internacionais portugueses Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva, viu sair-lhe em sorte o adversário, teoricamente, mais acessível, não obstante o Copenhaga, bicampeão dinamarquês, ter sido um dos responsáveis pelo afastamento sensacional do Manchester United, com o contributo do português Diogo Gonçalves.

O Real Madrid, que efetuou um percurso imaculado na fase de grupos, terminando à frente do Nápoles e do Sporting de Braga (relegado para a Liga Europa, tal como o Benfica), poderá deparar-se com mais dificuldades frente aos alemães do Leipzig, nos quais alinha Fábio Carvalho, mas os quartos de final não deverão disputar-se sem a presença do colosso espanhol.

O Bayern Munique, campeão alemão nos últimos 11 anos e que tem no plantel o português Raphaël Guerreiro, também reúne claro favoritismo frente à Lazio, protagonista de uma época a meio gás e sem pedigree na 'Champions', na qual os bávaros são o segundo clube com mais finais disputadas, com 11, a par do AC Milan.

O 'contingente' português do PSG, composto por Nuno Mendes, Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos, tentará fazer história para o bicampeão francês, que tem falhado, sucessivamente, o encontro prometido com o sucesso europeu e hoje não foi penalizado, como poderia, pelo sorteio, ao calhar com a Real Sociedad, do compatriota André Silva.

O duplo confronto entre espanhóis e italianos promete muito equilíbrio: o Inter de Milão, que tem três títulos europeus e outras tantas finais perdidas (a última das quais frente ao Manchester City), defronta o Atlético de Madrid, três vezes finalista, mas nunca vencedor, enquanto o FC Barcelona enfrenta o Nápoles.

O duelo entre campeão espanhol e italiano vai opor os portugueses João Cancelo e João Félix, figuras de proa do Barcelona, que já se sagrou campeão europeu cinco vezes, ao compatriota Mário Rui, que, tal como o Nápoles, procura atingir pela primeira a final da prova.

A eliminatória entre PSV Eindhoven, líder destacado da Liga neerlandesa, e Borussia Dortmund, que na época passada esteve a segundos de quebrar a hegemonia do Bayern Munique na Alemanha, também não permite vislumbrar um vencedor antecipado.

Os jogos dos oitavos de final estão marcados para 13, 14, 20 e 21 de fevereiro de 2024 (primeira mão) e 05, 06, 12 e 13 de março (segunda mão), ao passo que a final da Liga dos Campeões de 2023/24 disputa-se em 01 de junho, no Estádio de Wembley, em Londres.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas