Eduardo Quaresma disse presente, mas Amorim 'mandou-o' pedalar pelo onze

Jovem defesa-central brilhou no Clássico contra o FC Porto, voltando às titularidades nos leões quase três anos depois. O treinador do Sporting, que não se arrepende da escolha que fez, pediu que o central desse um passo em frente no processo de crescimento.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
20/12/2023 07:28 ‧ 20/12/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Sporting

O Clássico de segunda-feira entre o Sporting e o FC Porto, ganho pelos leões (2-0), começou a ter contornos de surpresa ainda antes do apito inicial. A surpreendente ausência do capitão Sebastián Coates abriu as portas da titularidade a Eduardo Quaresma. E esta foi, também ela, uma escolha que apanhou todos de surpresa.

O jovem central tinha pouco mais de 60 minutos de utilização esta temporada, divididos por três jogos, e, pasme-se, não era titular no Sporting há quase três anos, quando alinhou contra o Rio Ave a 15 de janeiro de 2021, num jogo que terminou empatado (1-1). "Soube apenas de manhã" numa conversa que durou dois minutos, revelou Amorim sobre o momento em informou Eduardo Quaresma de que iria jogar de início contra o FC Porto.

O jovem, de 21 anos, até já tinha sorrido sob a batuta de Rúben Amorim. Produto da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o central foi campeão nacional na época 2020/21 - esteve em três jogos. O que se esperava ser uma alavanca para que Quaresma se fixasse na equipa principal, acabou por resultar no oposto. Foi emprestado ao Tondela e esteve um ano na Alemanha, ao serviço do Hoffenheim. Deu-se, no último verão, o regresso a Alvalade, onde, apesar das dúvidas, se manteve.

Passados quase três anos, o camisola 72 dos vigentes líderes do campeonato foi 'atirado' às feras no sempre difícil Clássico contra o FC Porto. E a verdade é que foi um dos destaques no encontro. Talvez as mensagens de incentivo do amigo Tiago Tomás o tenham guiado a uma exibição muito positiva. Beneficiando também da lesão de St. Juste, Eduardo Quaresma passou à frente do veterano Luís Neto e ocupou o lugar de Coates na equipa inicial.

E a escolha de Rúben Amorim acabou por se revelar acertada. Eduardo Quaresma fechou bem os espaços a Galeno e, em cima do intervalo, protagonizou um lance que encheu de orgulho os adeptos do Sporting, ainda que não tenha sido válido: intercetou um contra-ataque do FC Porto, combinou com um companheiro de equipa e seguiu pela esquerda até armar uma cruzamento para Gyokeres fazer o 2-0. O lance foi invalidado pelo VAR, mas o jovem festejou efusivamente e até se emocionou.

Amorim 'avisa' central para dar o litro

Em conferência de imprensa após a vitória no Clássico, Rúben Amorim justificou a aposta na presença de Eduardo Quaresma no onze inicial. Apesar de elogiar a exibição do central, o técnico, tal como tinha feito na entrevista rápida após a partida, frisou que o jovem terá de dar o passo em frente e fazer mais se quiser ter lugar cativo no onze.

"O Eduardo não me surpreendeu. Consegue fazer este tipo de jogos quando está concentrado. O que me preocupa é manter este nível. Os jogadores com talento podem fazer um bom jogo, os que têm talento e mentalidade podem jogar numa equipa grande. Esse é o grande problema do Edu. Fico muito feliz por ele, mas como treinador o que me preocupa é o dia de amanhã, a forma como vamos gerir a cabeça dele", frisou Amorim, numa espécie de alerta para que o central eleve o nível.

O técnico detalhou ainda porque preferiu colocar Eduardo Quaresma no onze, ao invés de recuar Matheus Reis e fazer entrar Nuno Santos para a ala - o que obrigaria, provavelmente, a mais mudanças na outra ala.

"Em relação ao plano de jogo, fizemos um trabalho tático durante dois dias. O Seba [Coates] lesionou-se no último momento do treino. O Quaresma passou o tempo todo a fazer trabalho tático junto ao Ousmane [Diomande]. Mudámos jogador por jogador. Foi um plano de jogo em que se mudou apenas um jogador. Chegar um dia, sem treino, e mudar as peças todas porque um saiu, ia sair asneira", sustentou.

Quaresma satisfeito pela exibição

Eleito pelos adeptos como o melhor jogador em campo, Eduardo Quaresma comentou, em declarações à Sporting TV, aquele que foi um regresso inesperado às escolhas do treinador, já que este foi apenas o quarto jogo da temporada.

"Já estou aqui há muitos anos, sempre disse que esta era a minha segunda casa. Os adeptos sempre me apoiaram, mesmo quando estive fora, e hoje não foi diferente. Eles estão comigo e eu estou com eles", destacou o camisola 72 dos leões.

"Eu creio que fomos os justos vencedores, frente a um adversário difícil, muito bom no seu jogo, era preciso estarmos muito concentrados do primeiro ao último minuto. Como o mister disse, ganhámos nos pormenores", prosseguiu.

"Foi muito bom o apoio. Os adeptos têm sido incríveis e este jogo não foi exceção. Houve um grande apoio do primeiro ao último minuto do jogo", frisou, sobre o apoio dos adeptos.

Leia Também: "Sporting é a minha segunda casa. Sempre senti o apoio dos adeptos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas