Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Eduardo Quaresma disse presente, mas Amorim 'mandou-o' pedalar pelo onze

Jovem defesa-central brilhou no Clássico contra o FC Porto, voltando às titularidades nos leões quase três anos depois. O treinador do Sporting, que não se arrepende da escolha que fez, pediu que o central desse um passo em frente no processo de crescimento.

Eduardo Quaresma disse presente, mas Amorim 'mandou-o' pedalar pelo onze
Notícias ao Minuto

07:28 - 20/12/23 por Rodrigo Querido

Desporto Sporting

O Clássico de segunda-feira entre o Sporting e o FC Porto, ganho pelos leões (2-0), começou a ter contornos de surpresa ainda antes do apito inicial. A surpreendente ausência do capitão Sebastián Coates abriu as portas da titularidade a Eduardo Quaresma. E esta foi, também ela, uma escolha que apanhou todos de surpresa.

O jovem central tinha pouco mais de 60 minutos de utilização esta temporada, divididos por três jogos, e, pasme-se, não era titular no Sporting há quase três anos, quando alinhou contra o Rio Ave a 15 de janeiro de 2021, num jogo que terminou empatado (1-1). "Soube apenas de manhã" numa conversa que durou dois minutos, revelou Amorim sobre o momento em informou Eduardo Quaresma de que iria jogar de início contra o FC Porto.

O jovem, de 21 anos, até já tinha sorrido sob a batuta de Rúben Amorim. Produto da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, o central foi campeão nacional na época 2020/21 - esteve em três jogos. O que se esperava ser uma alavanca para que Quaresma se fixasse na equipa principal, acabou por resultar no oposto. Foi emprestado ao Tondela e esteve um ano na Alemanha, ao serviço do Hoffenheim. Deu-se, no último verão, o regresso a Alvalade, onde, apesar das dúvidas, se manteve.

Passados quase três anos, o camisola 72 dos vigentes líderes do campeonato foi 'atirado' às feras no sempre difícil Clássico contra o FC Porto. E a verdade é que foi um dos destaques no encontro. Talvez as mensagens de incentivo do amigo Tiago Tomás o tenham guiado a uma exibição muito positiva. Beneficiando também da lesão de St. Juste, Eduardo Quaresma passou à frente do veterano Luís Neto e ocupou o lugar de Coates na equipa inicial.

E a escolha de Rúben Amorim acabou por se revelar acertada. Eduardo Quaresma fechou bem os espaços a Galeno e, em cima do intervalo, protagonizou um lance que encheu de orgulho os adeptos do Sporting, ainda que não tenha sido válido: intercetou um contra-ataque do FC Porto, combinou com um companheiro de equipa e seguiu pela esquerda até armar uma cruzamento para Gyokeres fazer o 2-0. O lance foi invalidado pelo VAR, mas o jovem festejou efusivamente e até se emocionou.

Amorim 'avisa' central para dar o litro

Em conferência de imprensa após a vitória no Clássico, Rúben Amorim justificou a aposta na presença de Eduardo Quaresma no onze inicial. Apesar de elogiar a exibição do central, o técnico, tal como tinha feito na entrevista rápida após a partida, frisou que o jovem terá de dar o passo em frente e fazer mais se quiser ter lugar cativo no onze.

"O Eduardo não me surpreendeu. Consegue fazer este tipo de jogos quando está concentrado. O que me preocupa é manter este nível. Os jogadores com talento podem fazer um bom jogo, os que têm talento e mentalidade podem jogar numa equipa grande. Esse é o grande problema do Edu. Fico muito feliz por ele, mas como treinador o que me preocupa é o dia de amanhã, a forma como vamos gerir a cabeça dele", frisou Amorim, numa espécie de alerta para que o central eleve o nível.

O técnico detalhou ainda porque preferiu colocar Eduardo Quaresma no onze, ao invés de recuar Matheus Reis e fazer entrar Nuno Santos para a ala - o que obrigaria, provavelmente, a mais mudanças na outra ala.

"Em relação ao plano de jogo, fizemos um trabalho tático durante dois dias. O Seba [Coates] lesionou-se no último momento do treino. O Quaresma passou o tempo todo a fazer trabalho tático junto ao Ousmane [Diomande]. Mudámos jogador por jogador. Foi um plano de jogo em que se mudou apenas um jogador. Chegar um dia, sem treino, e mudar as peças todas porque um saiu, ia sair asneira", sustentou.

Quaresma satisfeito pela exibição

Eleito pelos adeptos como o melhor jogador em campo, Eduardo Quaresma comentou, em declarações à Sporting TV, aquele que foi um regresso inesperado às escolhas do treinador, já que este foi apenas o quarto jogo da temporada.

"Já estou aqui há muitos anos, sempre disse que esta era a minha segunda casa. Os adeptos sempre me apoiaram, mesmo quando estive fora, e hoje não foi diferente. Eles estão comigo e eu estou com eles", destacou o camisola 72 dos leões.

"Eu creio que fomos os justos vencedores, frente a um adversário difícil, muito bom no seu jogo, era preciso estarmos muito concentrados do primeiro ao último minuto. Como o mister disse, ganhámos nos pormenores", prosseguiu.

"Foi muito bom o apoio. Os adeptos têm sido incríveis e este jogo não foi exceção. Houve um grande apoio do primeiro ao último minuto do jogo", frisou, sobre o apoio dos adeptos.

Leia Também: "Sporting é a minha segunda casa. Sempre senti o apoio dos adeptos"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório