O Manchester City venceu o primeiro Mundial de Clubes na sua história, frente aos brasileiros do Fluminense, nesta sexta-feira, em jogo disputado no estádio King Abdullah, na Arábia Saudita. Os citizens ganharam facilmente à formação de Fernando Diniz, por 4-0.
A equipa de Pep Guardiola alinhou praticamente na máxima força, com os lusos Bernardo Silva e Rúben Dias a ocupar as suas posições habituais. Matheus Nunes entrou durante o jogo. Do outro lado, estava o campeão da Taça Libertadores, um título inédito para o Flu. A formação brasileira fez alinhar os veteranos Paulo Henrique Ganso, Felipe Melo e Marcelo.
O jogo começou com um golo recordista - Julian Álvarez fez o tento mais rápido da história em finais de Mundiais de Clubes. Marcou, curiosamente, de peito, após um remate de Aké ter batido no poste direito da baliza. O argentino reagiu bem ao lance.
O Manchester City dominou claramente a posse de bola mas teve um 'calafrio' aos 16 minutos. Penálti anulado aos brasileiros, por fora de jogo, após uma falta de Ederson, guardião que jogou no Benfica.
À passagem da meia-hora, segundo golo para os campeões ingleses. Nino introduz a bola na própria baliza após um cruzamento/remate de Phil Foden, desde a esquerda da grande área. Infelicidade para o Fluminense.
Ederson ainda fez uma defesa para a fotografia antes do intervalo, na sequência de um canto, após cabeceamento de Nino, capitão do Flu. Na segunda parte, Fernando Diniz quis mexer na equipa ao verificar que a superioridade inglesa mantinha-se. Os veteranos Ganso, Felipe Melo e Marcelo saem de uma assentada, aos 60 minutos.
Na última meia-hora de jogo, os citizens confirmaram a vitória com um golo de Phil Foden, aos 72', e de Julian Álvarez, aos 88', através de um potente remate. Os 'miúdos' de Guardiola a mostrarem serviço, num grande palco. O treinador espanhol venceu a quarta final do Mundial de Clubes, um recorde absoluto. Já o tinha feito pelo Barcelona e Bayern Munique. Agora, é tempo de (nova) festa para o Manchester City.
Momento do jogo: O golo inaugural de Julián Álvarez, avançado argentino que já era campeão mundial de seleções, não deixou o Fluminense acomodar-se no jogo. Agora, é também campeão mundial de clubes.
Onzes
Manchester City:
Our #ClubWC final line-up
— Manchester City (@ManCity) December 22, 2023
XI | Ederson, Walker (C), Stones, Dias, Ake, Rodrigo, Lewis, Bernardo, Foden, Grealish, Alvarez
SUBS | Ortega Moreno, Carson, Phillips, Kovacic, Gomez, Gvardiol, Akanji, Nunes, Bobb, Alleyne, Susoho, Hamilton#ManCity pic.twitter.com/YVPTOnm41z
Fluminense:
O #TIMEDEGUERREIROS ESTÁ ESCALADO PARA ENFRENTAR O MANCHESTER CITY, NA GRANDE FINAL DA COPA DO MUNDO DE CLUBES FIFA. VAMOS, FLUMINENSE! 🇭🇺 pic.twitter.com/5oodasxAwx
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) December 22, 2023
Antevisão
Hoje joga-se a final do Mundial de Clubes. Já depois dos japoneses do Urawa e dos egípcios do Al Ahly terem medido forças, entram em campo, no estádio King Abdullah, em Jeda, na Arábia Saudita, o Manchester City e o Fluminense.
São os dois favoritos à conquista do prémio. De um lado, o campeão europeu, nomeadamente da Liga dos Campeões, o todo-poderoso Manchester City. De outro, o Fluminense, vencedor 'surpresa' da Taça Libertadores da América do Sul, que conta com o lateral Marcelo, ex-Real Madrid.
Quem ganhar, vence a competição. Será, com certeza, um jogo com todos os 'condimentos' para ser interessante. Acompanhe todas as incidências da partida, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Manchester City e Fluminense tentam conquistar primeiro Mundial de Clubes