O Sporting carimbou, ao final da tarde deste sábado, o apuramento para a final four da Taça da Liga, que se irá disputar em Leiria, no início de 2024, ao visitar e derrotar o Tondela, no Estádio João Cardoso, por 1-2, graças aos golos de Daniel Bragança e Paulinho, perante a resposta de Hélder Tavares.
Fica, desta maneira, encerrado o lote de equipas qualificadas para a próxima fase da competição, uma vez que os leões se juntam a Sporting de Braga, Benfica e Estoril (que superou o grupo onde morava o FC Porto).
‘Autocarro’ rebocado com nota artística
O Sporting entrou em campo sabendo de antemão que lhe bastaria um empate (ou até mesmo uma derrota, desde que não por mais de um golo) para assegurar um lugar na final four da Taça da Liga. Ainda assim, recusou ‘descansar à sombra da bananeira’, e assumiu as rédeas do jogo desde bem cedo.
Logo aos cinco minutos, quase se conseguiu adiantar no marcador, por intermédio de… Lucas Mezenga, que, na tentativa de desviar um cruzamento, quase colocou a bola na própria baliza. Na sequência deste lance, Paulinho foi às alturas cabecear em cheio à trave da baliza à guarda de Ricardo Silva.
As oportunidades foram-se sucedendo, perante um Tondela com pouco interesse em algo mais que não fosse defender, e o primeiro golo surgiu com naturalidade, aos 17 minutos. Nuno Santos levantou a bola para Daniel Bragança, que, já na grande área, a ‘matou’ no peito e, com um remate acrobático, a atirou para o fundo das redes.
Apenas 15 minutos depois, eis que os adeptos que marcaram presença no Estádio João Cardoso tiveram a oportunidade de vislumbrar mais um golaço. Após um lance bem trabalhado à entrada da grande área auriverde, Paulinho desferiu uma autêntica ‘bomba’, que não deu hipóteses de defesa ao guarda-redes adversário.
Já do outro lado da ‘barricada’, o melhor que os homens da casa conseguiram fazer foi um remate sem perigo, à passagem dos 38 minutos, da autoria de Daniel dos Anjos, após combinação com Tiago Almeida, que não obrigou, sequer, Franco Israel a esboçar uma mínima tentativa de defesa.
‘Soneca’ ainda valeu sobressalto
No segundo tempo, o Tondela, sem nada a perder, subiu linhas, mas nem por isso ficou muito mais perto do golo. Aos 57 minutos, Luan Farias tentou a sorte de fora da grande área, mas Franco Israel defendeu sem grandes dificuldades. Já o Sporting, respondeu por Paulinho, perante uma bela estirada de Ricardo Silva.
Já aos 75 minutos, o marcador voltou a mexer, desta feita, para o lado da equipa da casa. António Xavier cruzou a bola a partir da ala esquerda do ataque, e, perante uma má abordagem de Matheus Reis, Hélder Tavares aproveitou para marcar, reduzir distâncias e selar, assim, o resultado final.
Feitas as contas, o Sporting encerra o Grupo C na liderança isolada, com seis pontos conquistados em seis possíveis. O Farense (que já estava eliminado, com base na diferença de golos) foi segundo classificado, com três pontos, e o Tondela foi terceiro em último, tendo ficado com a contagem a ‘zeros’.
Momento do jogo: Perante um Tondela (muito) recuado, ficou evidente que seria necessário ‘sacar um coelho da cartola’ para desbloquear o jogo. Foi precisamente isso que Daniel Bragança fez, aos 17 minutos, quando, com nota artística, marcou o golo que valeu o 0-1 ao Sporting.
Onzes
Tondela: Ricardo Silva; Bebeto, Abdoulaye Ba, Ricardo Alves, Tiago Almeida, Lucas Barros; Lucas Mezenga, André Ceitil, Yaya Sithole; Luan Farias e Daniel dos Anjos.
Sporting: Franco Israel; Ricardo Esgaio, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Luís Neto, Nuno Santos; Hjulmand, Daniel Bragança; Trincão, Pedro Gonçalves e Paulinho.
Antevisão
Tondela e Sporting medem forças, ao final da tarde deste sábado, no Estádio João Cardoso, em busca de garantir o quarto e último 'bilhete' para a tão aguardada final four da Taça da Liga, para a qual já se encontram apurados Sporting de Braga, Benfica e Estoril.
Os leões ocupam, neste momento, a liderança do Grupo C, com três pontos conquistados em outros tantos possíveis, tantos quanto o Farense (que já está eliminado, com base na diferença de golos) e com mais três do que os auriverdes.
Significa isto que, aos homens de Rúben Amorim, basta empatar ou perder pela margem mínima para não deixar escapar o apuramento. Já os de Tozé Marreco, estão obrigados a vencer por dois ou mais golos para seguirem em frente.
O Tondela-Sporting irá contar com a arbitragem de David Silva, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Tondela-Sporting: Leão de olho na 'final four'... no tom certo