Boavista-FC Porto: Dragão quer continuar a ser mandão no dérbi da Invicta

Emblema do Bessa não ganhou nenhum dos últimos 21 duelos frente ao principal rival da cidade do Porto. Sérgio Conceição pretende manter a tendência na 'perseguição' à liderança.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
05/01/2024 08:06 ‧ 05/01/2024 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Boavista e FC Porto protagonizam um dos dois duelos de cartaz da I Liga, esta sexta-feira, no Estádio do Bessa, numa altura em que a equipa de Sérgio Conceição procura não deixar 'fugir' os rivais Sporting e Benfica.

Por falar em rivalidades, o Boavista é historicamente um dos adversários de 'peso' para os azuis e brancos, mas a verdade é que, no dérbi da cidade Invicta, apenas um clube tem sido verdadeiramente 'mandão'.

O emblema do Bessa não ganhou nenhum dos últimos 21 duelos frente ao FC Porto, somando três empates e 18 derrotas, sendo preciso recuar até abril de 2007 para recordar o último sorriso dos axadrezados (2-1).

Apesar das diversas ausências em função do arranque do Campeonato Africano das Nações (CAN), de parte a parte, Sérgio Conceição quer dar continuidade aos dois triunfos obtidos após a derrota no Clássico, frente ao Sporting (2-0), de forma a manter a 'perseguição' à liderança. Já Ricardo Paiva quer devolver o Boavista aos triunfos, algo que já não acontece na I Liga há quase quatro meses.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental) desta sexta-feira, contará com arbitragem de Manuel Oliveira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Ricardo Paiva

Necessidade de resposta: "Espero um Boavista competitivo, esclarecido, capaz de se adaptar às circunstâncias do jogo de uma forma extremamente equilibrada e que tenha jogadores com um sentido de missão muito grande. Foi dessa forma que trabalhámos durante a semana e é com esse registo que vamos encarar o encontro".

Mau registo frente ao FC Porto desde 2007: "Não pegamos nesses momentos como maneira de motivar a equipa para o trabalho. No entanto, os jogadores têm boa memória. Essas recordações virão naturalmente às suas cabeças e vão servir como forma de eliminar qualquer questão sobre a capacidade para conquistar pontos ou vitórias perante um 'grande'. Se eles já foram capazes de o fazer [anteriormente], claramente são capazes de repetir, mas o contexto é diferente".

Perda de jogadores para o CAN: "Temos de ser criativos e de puxar pela cabeça para encontrar uma solução à altura, que seja competitiva. Vamos, seguramente, exibir uma linha defensiva identificada com o que pretendemos, em função de um opositor que nos criará diferentes problemas".

Sérgio Conceição

Momento negativo do Boavista: "Não tem de haver maior ou menor motivação. A motivação faz parte do nosso trabalho diário e perceber os pontos fortes e fracos do adversário. Os momentos da equipa não acho que sejam relevantes neste tipo de jogos. O Boavista iniciou bem a época, não estão tão bem agora, e perderam, tal como nós, alguns jogadores para a CAN. Será um ambiente de um dérbi, que traz sempre dificuldades, além da qualidade do Boavista."

Ausência de Taremi: "Se jogar um outro jogador é diferente naquilo que é o trabalho do Taremi. Se queremos explorar o espaço entrelinhas, ter alguém, que jogue bem em apoio, se jogarmos com dois avançados puros e que explora bem o espaço, sim. Modificamos não a ideia de jogo, mas sim em função das caraterísticas dos jogadores. Os alas podem jogarem mais dentro. Requer sempre, quando sai um jogador titular, haver um ou outro ajuste na equipa".

Reencontro com Ricardo Paiva: "Era um dos meus colaboradores, nomeadamente no papel de analista. Quis seguir o seu trajeto. Tem alguma experiência, já ganhou títulos na formação do Boavista. O que ele poderá retirar ou não daquilo que sou... Já passaram tantos anos, o futebol evolui todos os dias. Não será por aí. Nem eu em relação a ele, nem ele em relação a mim".

Últimos resultados

Boavista: D-E-D-D-D

FC Porto: V-V-D-V-V

Últimos onzes

Boavista: João Gonçalves, Pedro Malheiro, Chidozie Awaziem, Rodrigo Abascal, Bruno Onyemaechi, Miguel Reisinho, Ilija Vukotic, Salvador Agra, Bruno Lourenço, Tiago Morais e Róbert Bozeník.

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Zé Pedro, Wendell, André Franco, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Pepê, Mehdi Taremi e Toni Martínez.

Ausências

Boavista: Augusto Dabó, César e Luís Henrique (lesionados); Bruno Onyemaechi e Chidozie (compromissos internacionais).

FC Porto: Iván Marcano (lesionado); Alan Varela (castigado); Zaidu e Mehdi Taremi (compromissos internacionais).

Leia Também: Sérgio Conceição revela proposta recusada por David Carmo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas