O programa 'Juízo Final' da Sport TV, emitido esta quinta-feira, contou com a análise de vários jogos com casos polémicos nas últimas jornadas da I Liga, destacando-se o Clássico, com o triunfo do Sporting frente ao FC Porto (2-0), referente à 14.ª jornada do campeonato português, no passado dia 18 de dezembro.
Já em tempo de compensação, o Sporting chegou ao terceiro golo através de Paulinho, mas o lance foi anulado inicialmente por fora de jogo, algo que não foi detetado na repetição das imagens, levando Nuno Almeida a visualizar o lance por outro motivo.
Antes do remate certeiro do avançado português, Daniel Bragança acabou por cometer, no entender da equipa de arbitragem, falta sobre Pepê no momento do passe, à entrada da área, pelo que a infração assinalada acabou mesmo por ser a falta atacante.
Na análise ao lance, João Ferreira, vice-presidente do Conselho da Arbitragem, referiu que o lance deveria ter sido validado: "Falta aqui uma evidência forte, o jogador do Sporting joga a bola, claro que toca no defensor é um lance discutível mas para anular um golo tem de haver evidência maior. Parece-nos a nós que a melhor decisão deveria ter sido validar o golo"
Eis o diálogo entre Nuno Almeida (árbitro) e Tiago Martins (VAR) no último lance polémico do Clássico do passado dia 18 de dezembro:
"VAR: Nuno, sugiro que venhas à zona de revisão porque não há fora de jogo mas há uma falta na fase de ataque.
Árbitro: Na área?
VAR: Aqui, está?
Árbitro: Há falta, mas é falta atacante [do Daniel Bragança].
VAR: Vou-te dar também do outro [ângulo]. O jogador não está em fora de jogo... Há esta falta antes.
Árbitro: Ou seja, não há fora de jogo, mas há uma falta antes... Ah, ok. (Para o staff técnico leonino): Isso são maneiras de falar? Têm necessidade disto?"
Pode rever o lance abaixo.
Leia Também: Rúben Amorim confiante para o Estoril (e não só): "Podemos ser campeões"
Leia Também: Amorim confirma chamada de Pontelo e atira: "Titular? Não vou dizer"
Leia Também: Jogadores de Benfica, FC Porto e Sporting entre os mais valiosos do mundo