Artur Jorge quer bater Vitória SC e encurtar distâncias para o pódio

O Sporting de Braga quer vencer sábado na receção ao Vitória SC, para a 16.ª jornada da I Liga de futebol, de forma a encurtar distâncias para quem está à frente, disse hoje o treinador Artur Jorge.

Notícia

© Miguel Pereira/Global Imagens

Lusa
05/01/2024 19:13 ‧ 05/01/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

Depois do triunfo no reduto do Casa Pia (3-1), na ronda anterior, os bracarenses, quartos classificados, com 32 pontos, recebem os rivais vimaranenses, quintos (29), que somam três vitórias e um empate nas últimas quatro rondas, e o técnico rejeitou haver favoritismo dos 'arsenalistas' pelo fator casa e o ascendente sobre o vizinho nos últimos 15 anos.

"Não acho que possa haver uma comparação com o passado. Nos dérbis não há classificações ou vantagem de jogar em casa ou fora. Estamos merecidamente com mais três pontos e a nossa mentalidade é olhar para o FC Porto [terceiro classificado], com mais dois e o Benfica [segundo], com mais quatro. Queremos encurtar distâncias para quem está à frente sem estarmos muito preocupados com quem está atrás", disse na conferência de imprensa de antevisão do primeiro embate da equipa em 2024.

Artur Jorge lembrou o seu passado como jogador e já como treinador nos clássicos minhotos e começou por dizer que a importância de jogar com o Vitória SC "é igual" a defrontar qualquer outro adversário, notando ainda assim que são jogos "que têm maior impacto na comunicação social e outra visibilidade", mas que, "quando os jogos começam, os jogadores têm o mesmo empenho".

"Percebo a carga emocional do dérbi para os adeptos e para dentro das equipas, mas o nosso pensamento é vencer e dar continuidade ao nosso trabalho. Teremos que ter uma personalidade muito grande e intensidade para sermos superiores", disse.

O treinador dos bracarenses disse olhar para o Vitória de SC "com respeito pelo que tem feito".

"Conhecemos o adversário, como conhecemos todos os adversários. Percebemos os seus pontos mais característicos e mais fortes, assim como as suas fragilidades, e queremos anular a sua forma de jogar para vencer", disse.

José Fonte está de regresso às opções depois de cumprir um jogo de castigo, em sentido contrário de Niakaté e Banza, melhor marcador do campeonato, ausentes em representação do Mali e Congo, respetivamente, na Taça das Nações Africanas (CAN2023), que começa a 13 de janeiro, na Costa do Marfim, mas o treinador diz olhar "sem lamentos" para a situação.

"A minha forma de estar é que o importante é termos todos os jogadores disponíveis e, quando não tivermos alguém, temos que nos dar satisfeitos com os que temos e dar oportunidade a outros, esperando que possam retribuir com bons desempenhos e mostrar porque fazem parte do plantel do Sporting de Braga", disse.

O espanhol Abel Ruiz deverá ser titular no sábado, no lugar de Banza, sendo que o avançado conta apenas com um golo no campeonato, contra 14 do congolês.

"Já conversei com ele, mas não antes deste jogo. Sei da qualidade do Abel Ruiz e sei que, para ele e para nós, está abaixo das expectativas em termos de utilização, o que pode deixar um jogador menos satisfeito. Começou a época a jogar, mas perdeu espaço 'só' para o melhor marcador da I Liga", notou.

O treinador elogiou o internacional espanhol: "É um profissional completo, de grande trabalho. Jogue 45, 75 ou cinco minutos, entra para ajudar e acrescentar, e agora vai ter oportunidade de jogar e mostrar todo o valor que tem. É um dos ativos mais fortes que temos".

Álvaro Djaló recuperou da lesão que o afastou dos dois últimos jogos da equipa e é opção, enquanto Al Musrati continua de fora, lesionado.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 32 pontos, e Vitória SC, quinto, com 29, defrontam-se a partir das 20:30 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por João Pinheiro, da associação de futebol de Braga.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Estoril1821
10Famalicão1820
11Rio Ave1820
12Gil Vicente1719
13Estrela1716
14Arouca1816
15C.D. Nacional1716
16AVS1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas