O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, esta quinta-feira, que os árbitros vão passar a poder explicar-se, ao vivo, nos estádios, tal como foi noticiado pelo Desporto ao Minuto.
O organismo informa que "a medida vai ser testada nas competições nacionais onde o sistema VAR é utilizado e irá permitir que os árbitros possam explicar as decisões tomadas", numa experiência que já "foi aceite pela FIFA e pelo International Board, após avaliação do trabalho que tem sido desenvolvido".
Este tipo de comunicações irão ocorrer em "todos os lances em que o árbitro se dirige à zona de revisão do VAR" e nos "lances de revisão factual (como por exemplo foras-de-jogo ou infrações cometidas dentro ou fora da área, para assinalar ou não um pontapé de penálti)".
"Esta medida será aplicada nas competições onde o sistema VAR está implantado, designadamente as duas ligas profissionais, Liga BPI, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça e fase final da Liga 3", restando, agora, que a "Liga Portugal indique os estádios que reúnem condições".
O objetivo passa por garantir que a fase de testes arranque "o mais rapidamente possível", tendo esta novidade merecido o aplauso do presidente do Conselho de Arbitragem, José Fontelas Gomes, que fala de "uma grande conquista da arbitragem portuguesa".
"A partir de agora, os árbitros estarão autorizados a explicar ao vivo, o que decidiram e porque o fizeram após uma revisão. Desta forma, todas as pessoas que estão no estádio a assistir ao jogo, e mesmo via televisão, ficarão mais esclarecidas", afirmou.
"Queríamos muito poder divulgar as decisões em direto nos estádios e felizmente vai ser possível fazê-lo, em nome da transparência de processos no futebol. Tudo continuaremos a fazer para que os adeptos compreendam melhor a arbitragem", completou.
Leia Também: Sporting aplaude explicações de árbitros nos estádios: "Evolução natural"