O Barcelona voltou a vacilar, depois da derrota perante o Athletic Bilbao, por 4-2 (após prolongamento), e consequente eliminação da Taça do Rei, ao sair derrotado da receção ao Villarreal, por 3-5, ao final da tarde deste sábado.
Xavi Hernández apostou na titularidade de João Félix, mas os catalães viveram uma primeira parte de autêntico 'pesadelo'. Aos três minutos, Álex Baena marcou, mas estava em posição irregular. Aos 22, foi a vez de Gerard Moreno fazer o gosto ao pé, mas o VAR entrou em ação e vislumbrou um fora de jogo de Alexander Sorloth.
No entanto, à terceira foi mesmo de vez, e, num dos últimos lances antes do apito para o intervalo, Gerard Moreno combinou com Alexander Sorloth e colocou a bola no fundo das redes à guarda de Marc-André ter Stegen para consumar a surpresa.
Ao intervalo, João Cancelo (que estava afastado dos relvados há já quase um mês, devido a lesão) entrou para o lugar de Héctor Fort, mas, apenas oito minutos depois, vacilou e ficou diretamente ligado ao segundo golo do Submarino Amarelo, da autoria de Ilias Akhomach.
Foi então que, já depois de Marcelino García Toral lançar Gonçalo Guedes em jogo, o emblema blaugrana partiu para 11 minutos de 'loucura' total, ao cabo dos quais conseguiu marcar três golos, no Estádio Olímpico Lluís Companys.
Iklay Gundogan reduziu distâncias, aos 60 minutos, Pedri repôs a igualdade, aos 68, e, aos 71, foi a vez de Éric Bailly colocar a bola no fundo das próprias redes, na tentativa de impedir que esta chegasse a Ronald Araújo. Aos 84, Gonçalo Guedes fez das suas, e, nos descontos, Sorloth e Morales selaram o resultado final.
Feitas as contas, com este resultado, o Barcelona passa a somar 44 pontos, o que o deixa na terceira posição de La Liga, já a dez pontos do líder, o Real Madrid. O Villarreal, por seu lado, alcança os 23 pontos ao cabo de 22 jornadas, pelo que é 14.º classificado.
Onzes
Barcelona: Iñaki Peña; Héctor Fort, Ronald Araújo, Christensen, Koundé; Romeu, De Jong, Gundogan; João Félix, Lamine Yamal e Lewandowski.
Villarreal: Jorgensen; Kiko Femenía, Cuenca, Bailly, Moreno; Coquelin, Comesaña, Akhomach, Álex Baena; Sorloth e Gerard Moreno.
Antevisão
É um Barcelona de orgulho ferido, na sequência da derrota sofrida perante o Athletic Bilbao, por 4-2 (após prolongamento), que resultou na eliminação dos quartos-de-final da Taça do Rei, aquele que, ao final da tarde deste sábado, tem encontro marcado com o Villarreal.
A equipa onde militam os internacionais portugueses João Cancelo e João Félix entrará em campo sabendo de antemão que pouca margem de manobra tem na corrida pela revalidação do título, visto que está já a oito pontos do líder, o Girona, que tem mais um jogo disputado.
Já o conjunto que, agora, conta com Gonçalo Guedes, pretende dar mais um passo no sentido da manutenção no principal escalão do futebol espanhol, numa altura em que é 14.º classificado, a meros seis pontos de distância da 'zona vermelha'.
O Barcelona-Villarreal terá lugar no Estádio Olímpico Lluís Companys, irá contar com a arbitragem do juiz José Luis Munuera Montero, e poderá acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Xavi anuncia o regresso de João Cancelo: "Estou encantado"