Um 'grande' por direito. As notas do Sporting de Braga-Estoril

Arsenalistas conquistaram novo troféu, desta feita a terceira Taça da Liga, e cimentaram o seu lugar entre os maiores do futebol português.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
28/01/2024 08:01 ‧ 28/01/2024 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting de Braga conquistou, este sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, a terceira Taça da Liga da sua história, após vencer nos penáltis o Estoril-Praia, por 5-4, após o 1-1 no tempo regulamentar. Um recinto que albergou na final 18.989 espectadores.

Numa primeira parte animada, nomeadamente os primeiros 25 minutos, a final da competição começou com um erro garrafal de José Fonte que cometeu falta sobre Cassiano e o brasileiro, na marca dos 11 metros, não perdoou.

Os arsenalistas, contudo, mantiveram o ascendente na partida e, aos 20 minutos, Ricardo Horta, numa obra prima de fora da área, restabeleceu a igualdade. Depois disso, e apesar da entrega das duas equipas, a partida transformou-se num encontro sem balizas e que, por poucas ocasiões, Dani Figueira e Matheus Magalhães foram chamados a trabalhos redobrados.

Inclusive, na etapa complementar, não houve praticamente qualquer remate à baliza a registar. Aos 84 minutos surgiu a melhor ocasião, através de Pizzi, com Dani Figueira a responder à altura. Dos canarinhos, e na segunda parte, apenas registo o lance de Mateus Fernandes a testar de muito longe a atenção de Matheus.

A festa arsenalista acabou mesmo por suceder e os pupilos de Artur Jorge ergueram mesmo a terceira Taça da Liga da sua história, após converterem os cinco castigos máximos e Tiago Araújo falhar no derradeiro penálti.

Vamos então às notas desta partida:

Figura

Ricardo Horta é um jogador bastante acima da média e nesta final voltou a 'pincelar' o relvado de enorme classe. Dele saiu o golaço, de fora da área, rubricado aos 20 minutos, e mais um conjunto de apontamentos de elevado nível. Na qualidade do passe esteve praticamente irrepreensível.

Surpresa

Tem 37 anos e continua a ser um relógio suíço. Perfeito na ocupação dos espaços e em chegar a quase todo o lado na hora certa. Com mais de uma centena de ações, João Moutinho converteu-se num pilar no meio-campo dos arsenalistas.

Desilusão

Esteve longe das performances mais vistosas anteriormente rubricadas e agora teve o condão de colocar um ponto final ao sonho canarinho. Tiago Araújo falhou o penálti decisivo, na lotaria dos castigos máximos, e acabou por ser a sombra de maior dimensão deste Estoril.

Treinadores

Artur Jorge conquistou, este sábado, o primeiro título no comando da equipa sénior do Sporting de Braga. Apesar das dificuldades que sentiu no arranque da partida e em grande parte da etapa complementar, o maior domínio sobre o rival, como seria de esperar, e a pontaria mais afinada na marca dos 11 metros, acabaram por desaguar num título que há muito Artur Jorge desejava alcançar.

Vasco Seabra rubricou um plano quase perfeito. Se a lição estava bem estudada, e melhor ficou com o golo de Cassiano, a diminuição de rendimento de várias pedras angulares no decorrer do encontro acabaram por tirar poder de fogo ofensivo aos canarinhos. Todavia, o Estoril termina esta competição de cabeça levantada, após suplantar FC Porto e Benfica e empurrar o Sporting de Braga para a decisão nos penáltis.

Árbitro da partida

Fábio Veríssimo não somou erros de maior e esteve bem no critério disciplinar. Bem auxiliado pelo VAR no lance da grande penalidade cometida por Cassiano.

Leia Também: Ricardo Horta e o golo: "No treino, não acertei nenhuma vez na baliza"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Cristiano Ronaldo

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas