O Sporting goleou o Casa Pia por 8-0, esta segunda-feira, em Alvalade, respondendo ao triunfo do Benfica na Amadora (1-4) para continuar na liderança da I Liga.
Sensivelmente uma semana após a desilusão provocada pelo Sporting de Braga na Taça da Liga, os leões rubricaram uma entrada de rompante e, em meia hora, 'depenaram' os gansos. Coates abriu o ativo (14'), Gyokeres ampliou (23'), Pedro Gonçalves juntou-se à festa (25') e o sueco ainda bisou de penálti (32') antes do golo de Francisco Trincão (43') à beira do descanso.
O conjunto de Rúben Amorim ativou o modo de gestão no segundo tempo, mas nem por isso deixou de festejar mais golos, com o recém-entrado Catamo (65') a fazer o sexto, antecedendo o bis de Coates (82') e o de Trincão (90+4').
Ineficácia na Taça da Liga 'espicaçou' leão
Apesar da derrota nas 'meias' da Taça da Liga, Rúben Amorim optou por apostar nos mesmos dez jogadores de campo no onze, trocando apenas Franco Israel por Antonio Adán entre os postes, enquanto Pedro Moreira decidiu promover quatro alterações.
A entrada dos leões não poderia ter sido mais demolidora. A fechar o primeiro quarto de hora, Sebastián Coates mostrou como se faz nas bolas paradas, correspondendo de forma certeira ao livre batido por Nuno Santos, naquele que seria apenas um 'cheirinho' do que viria a acontecer mais à frente.
Os gansos ainda tentaram reagir, mas a sede do Sporting era tanta que não houve ninguém que fosse capaz de travar o que quer que fosse. Aos 23 minutos, Viktor Gyokeres voltou a fazer das suas e, completamente solto, aproveitou o passe de Pedro Gonçalves para fazer o segundo, sendo que, dois minutos depois, seria mesmo Pote a beneficiar de uma assistência de Hjulmand para elevar o grau de 'loucura' em Alvalade.
Em cima da meia hora de jogo, Gyokeres testou a paciência de João Nunes e acabou por conquistar uma grande penalidade, que o próprio viria a converter com sucesso, motivando mesmo Pedro Moreira a mexer na equipa, substituindo o experiente defesa pelo ex-FC Porto Fernando Andrade.
A verdade é que o Sporting estava numa noite 'sim', contrariamente ao jogo frente aos bracarenses em Leiria, e acabou por chegar ao 6-0 ainda antes do descanso, quando Francisco Trincão aproveitou uma bola perdida na grande área para se juntar à 'roleta' de golos em Alvalade.
Gestão não anulou a emoção
No regresso dos balneários, Daniel Bragança substituiu Pedro Gonçalves no Sporting e Soma rendeu Tiago Dias no Casa Pia, sendo que os gansos apenas criaram perigo num cabeceamento de Clayton nos primeiros minutos. De resto, mandaram os leões, ainda que numa intensidade bem menor por comparação ao primeiro tempo.
Já com Paulinho e Geny Catamo em campo, que entraram para as vagas deixadas por Marcus Edwards e Ricardo Esgaio, o Sporting chegaria ao 6-0, precisamente através do moçambicano, aos 65 minutos, que chegou do Campeonato Africano das Nações (CAN) para contribuir para a goleada da sua equipa.
Pouco depois, o 7-0 ainda ficou sujeito a uma longa avaliação por parte do VAR, mas a verdade é que Sebastián Coates acabou mesmo por rubricar o seu bis na partida, aos 82 minutos, 'roubando' aquele que poderia ser o hattrick de Viktor Gyokeres, num lance de insistência. Já no último lance da partida, aos 90+4', Francisco Trincão não quis ficar atrás dos colegas e também bisou com um golaço de fora da área.
Com este resultado, o Sporting é líder com 49 pontos, mais um por comparação ao Benfica, enquanto o Casa Pia soma a terceira derrota seguida, no 13.º posto, com 19 pontos.
Momento do jogo: O Sporting chegou ao 3-0 num remate certeiro de Pedro Gonçalves logo após ter visto Gyokeres rubricar o 2-0 e, assim, sentenciou as aspirações do Casa Pia na partida.
Leia Também: Déjà vu? Coates mostrou como se faz nas bolas paradas e Sporting festejou
Leia Também: Gyokeres (quem mais?) não perdoa e Alvalade 'explode' em festa
Leia Também: Depois da assistência, o golo. Pote fez assim o terceiro do Sporting
Leia Também: Gyokeres bisa de penálti e complica ainda mais a vida ao Casa Pia
Leia Também: Trincão também quis fazer parte da 'loucura' em Alvalade e fez isto
Leia Também: 'À meia dúzia é mais barato'. Geny Catamo entra e faz golaço ao Casa Pia
Onzes
Sporting: Antonio Adán Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Casa Pia: Ricardo Batista, Gaizka Larrazabal, João Nunes, Tchamba Leonardo Lelo, Tiago Dias, Ângelo Neto, Beni, Pablo Roberto, Rúben Lameiras e Clayton Silva.
Antevisão
Quase uma semana depois do regresso às derrotas, o Sporting volta a competir no Estádio de Alvalade, esta segunda-feira, na receção ao Casa Pia, na tentativa de se manter na liderança isolada da I Liga.
Os leões atravessavam um ciclo de oito triunfos consecutivos, com um registo goleador considerável (19 golos nas últimas quatro vitórias), mas acabaram por 'tropeçar' no acesso à final da Taça da Liga, diante do Sporting de Braga (1-0), em Leiria - um resultado que Rúben Amorim não hesitou em admitir que 'abalou', de certa forma, a sua equipa.
Já os gansos chegam a Alvalade com duas derrotas caseiras consecutivas, não deixando de ser curioso que as deslocações têm corrido melhor à equipa de Pedro Moreira do que os jogos na condição de visitado em Rio Maior.
Se o objetivo do Casa Pia passará por dar o salto para meio da tabela, de modo a 'fugir' à zona de despromoção, também não deixa de ser um facto que o Sporting quer manter-se no trono do campeonato, onde leva um ponto de vantagem frente ao Benfica. Ambas pretendem 'curar' uma desilusão no 'reino' do leão, restando perceber quem irá consegui-lo.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem de Hélder Carvalho e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Casa Pia: 'Curar' a desilusão é no 'reino' do leão?