Nilton Varela, de 22 anos, pode atuar em todas as posições do corredor esquerdo do campo, dando versatilidade e profundidade ao plantel orientado pelo treinador Sérgio Vieira, seguindo as pisadas do tio Silvestre Varela, que também jogou pelos 'tricolores'.
O internacional português, que ainda jogou com o sobrinho no final da sua carreira, ao serviço de BSAD e FC Porto B, representou o Estrela da Amadora em 2008/09, antes de rumar aos 'dragões', com Nilton a fazer agora o caminho inverso, do Porto à Reboleira.
Com formação dividida entre Sporting e Belenenses, foi através da BSAD que Nilton se estreou no escalão principal do futebol português, onde esteve durante três anos -- de 2019/20 até 2021/22, antes de se transferir para a formação 'azul e branca', na qual, numa temporada e meia, realizou um total de 43 encontros, com três golos apontados.
Este é o quarto reforço do Estrela da Amadora no mercado de inverno, após o central Diogo Fonseca (emprestado pelo Sporting de Braga), o médio argentino Leonel Bucca (ex-San Martín Tucumán) e o ponta de lança brasileiro Rodrigo Pinho (ex-Coritiba).
Por outro lado, abandonaram o clube o defesa central Erivaldo Almeida, que rumou ao Marítimo, da II Liga, e o extremo Ronald Pereira, que se encontrava emprestado pelo Grémio Anápolis e foi oficializado, nesta segunda-feira, pelos galeses do Swansea City.
O Estrela da Amadora, que perdeu na segunda-feira na receção ao campeão nacional Benfica, por 4-1, ocupa provisoriamente a 14.ª posição da I Liga, com 18 pontos, e na 20.ª ronda visita o Estoril Praia, 15.º, com 17, mas com menos uma partida disputada.
Leia Também: Oficial: Estrela da Amadora anuncia reforço para a defesa