O Santa Clara perdeu, esta sexta-feira, a possibilidade de se isolar, ainda mais, na liderança da II Liga. O emblema açoriano não foi além de um empate na visita ao Lank Vilaverdense (1-1), em jogo da 20.ª jornada, que ficará marcado na história do futebol português.
Isto porque pela primeira vez um árbitro explicou uma tomada de decisão em direto, através das colunas do Estádio de Coimbra, de um lance que acabou por originar uma grande penalidade para o Lank.
"Após revisão VAR: O defesa número 6 pontapeia o avançado número 7 no calcanhar. Decisão final: retirar o cartão amarelo ao número 7 e assinalar penálti", afirmou o árbitro João Pedro Afonso.
Pela primeira vez, em Portugal, a decisão do VAR foi comunicada para todo o estádio#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #ligaportugalsabseg #LankVilaverdense #SantaClara pic.twitter.com/8zCUmmPpc7
— sport tv (@sporttvportugal) February 2, 2024
Antes desse momento, que valeu o empate, por intermédio de André Soares (61'), foi Vinícius Lopes quem desfez o nulo aos 14'.
Ainda antes do apito final, a formação açoriana teve nos pés a possibilidade de saltar para a dianteira do marcador, mas o guardião Rogerio Santos não se deixou enganar.
Com este resultado, o Santa Clara desperdiça a possibilidade de se isolar na liderança, somando agora 43 pontos, mais três do que o AVS, que apenas amanhã vai a jogo, com a visita ao Torreense. Por seu turno, o Lank continua na zona de descida, mas prossegue no 16.º posto com 17 pontos.
Leia Também: Oficial: Santa Clara contrata o defesa central Rafael Santos