O embate entre o Famalicão e o Sporting, da 20.ª jornada da I Liga, deste sábado, acabou adiado, devido à falta de policiamento no Municipal de Famalicão.
Depois da imensa expetativa e com a possibilidade que surgiu, durante alguns minutos, de o jogo ainda se realizar no presente domingo, eis que a Liga, através de comunicado oficial, informou que o jogo não se podia realizar neste fim de semana por razões de segurança. Ainda sem data definida, abre-se agora uma enorme interrogação. Quando é que o jogo pode então ser realizado?
O regulamento das competições da Liga, no que diz respeito aos jogos adiados, refere que "depois do início da segunda volta os jogos adiados têm de ser realizados no decurso da mesma semana", porém "clubes que tenham de realizar nessa semana outro jogo das competições oficiais nacionais ou internacionais da UEFA ou da FIFA", como sucede com os leões, ficam albergados por essa exceção. Recorde-se que os pupilos de Rúben Amorim jogam, na próxima quarta-feira, os quartos de final da Taça de Portugal frente à União de Leiria.
Posto isto, a Liga dá conta que o jogo adiado deve realizar-se dentro das quatro semanas seguintes, porém aqui abre-se um enorme problema, já que o calendário dos leões é uma asfixia total.
Próximos encontros do Sporting:
7 de fevereiro: União Leiria-Sporting (Taça de Portugal, quartos de final)
11 de fevereiro: Sporting-Sp. Braga (21.ª jornada da I Liga)
15 de fevereiro: Young Boys-Sporting (Liga Europa, play-off, 1.ª mão)
19 de fevereiro: Moreirense-Sporting (22.ª jornada da I Liga)
22 de fevereiro: Sporting-Young Boys (Liga Europa, play-off, 2.ª mão)
25 de fevereiro: Rio Ave-Sporting (23.ª jornada da I Liga)
28 de fevereiro: Meia-final da Taça de Portugal (1.ª mão)*
3 de março: Sporting-Farense (24.ª jornada da I Liga)
7 de março: Liga Europa (1.ª mão oitavos de final)*
10 de março: Arouca-Sporting (25.ª jornada da I Liga)
Vislumbramos que até 10 de março os leões irão jogar sempre ao fim de semana e a meio da semana, e apenas se os verde e brancos forem eliminados nos 'quartos' da Taça de Portugal ou no play-off de acesso aos 'oitavos' da Liga Europa é que se abre a possibilidade de o Sporting jogar a 28 de fevereiro ou a 7 de março.
Não sucedendo, e o leão prosseguindo na rota do êxito, e com a impossibilidade da UEFA abrir qualquer 'folga' ao clube lisboeta, então terá de ser a Federação Portuguesa de Futebol a dar a mão à Liga e adiar o jogo da primeira mão da Taça de Portugal, que pode até resultar num Sporting-Benfica, para aí se encaixar o Famalicão-Sporting.
Leia Também: Proença deixa promessa após incidentes: "Até às últimas consequências..."