Sporting volta a Leiria, quase 12 anos depois: "Não era fácil ganhar lá"

Daniel Carriço fez uma antevisão à deslocação do Sporting ao reduto do União de Leiria, na quarta-feira, em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Carriço recorda a última visita dos leões ao clube da II Liga, em 2012.

Notícia

© Getty Images

David Silva
06/02/2024 08:02 ‧ 06/02/2024 por David Silva

Desporto

Exclusivo

Corria o ano de 2012 quando o Sporting visitou pela última vez o União de Leiria, não no estádio Dr. Magalhães Pessoa, mas sim no Estádio Municipal da Marinha Grande (foi a sua 'casa' durante três temporadas, por alegar que o recinto construído para o Euro'2004 tinha uma renda demasiado alta). Era dia 1 de abril, chamado 'dia das mentiras', e o Sporting  teve bastantes dificuldades para vencer a equipa da casa, num jogo da I Liga.

Depois de mais de 90 minutos com o resultado a apresentar um nulo, o único golo do Sporting foi obtido já no minuto 90+11'. E de que maneira. Depois de uma falta ganha por Diego Rubio, Matías Fernández atirou de livre direto, em posição frontal à baliza, com uma bola rasteira que entrou no canto inferior direito. E não bateu um guarda-redes qualquer - Jan Oblak, atual jogador do Atlético Madrid.

O Desporto ao Minuto falou com o antigo defesa-central do Sporting Daniel Carriço, que alinhou pela equipa leonina nesse jogo, ao lado do brasileiro Xandão, na antecâmara do reencontro entre as duas equipas. "Recordo-me vagamente do jogo, sei que ganhámos, o golo foi do Matías Fernández, o mister era o Ricardo Sá Pinto, e o importante que retiro desse jogo foi a vitória, não era fácil ganhar ao União de Leiria nessa altura. Tinha bons executantes. Tinha Jan Oblak, Bruno Moraes na frente", lembra Daniel Carriço. 

É a magia da Taça. Há motivação extra nas equipas, acreditam mais numa competição a eliminarA situação é diferente, quase 12 anos depois. "Atualmente o União de Leiria encontra-se numa divisão abaixo. Certamente o jogo da Taça de Portugal não vai ser fácil para o Sporting, as equipas estão sempre muito motivadas. É importante preparar o jogo com toda a seriedade, isso é o mais importante", avisa o antigo defesa-central, retirado dos relvados desde 2022. 

O União de Leiria venceu o Marítimo, Atlético da Malveira, Académico de Viseu e o Pedrogrão nas eliminatórias anteriores da Taça de Portugal. Apesar disso, está na modesta 13.ª posição da II Liga. Encontra agora um grande. "É a magia da Taça. Há motivação extra nas equipas, acreditam mais numa competição a eliminar. As equipas grandes, se não entrarem com o mesmo grau de exigência nas provas de regularidade, como a Liga, os treinadores têm de tentar motivar os jogadores ao máximo. Têm de competir ao máximo porque não há jogos fáceis."

Daniel Carriço é 'especialista' nas competições a eliminar

Se há quem perceba de eliminatórias, é Daniel Carriço. Fez parte e (capitaneou) aquela mítica equipa do Sevilla que ganhou três Ligas Europas consecutivas, entre 2014 e 2016, umas das quais frente ao Benfica, em Turim, nas grandes penalidades. Além disso, ganhou uma Supertaça e uma Taça de Portugal. Questionado sobre eventuais conselhos para a competição, Carriço insiste na seriedade necessária nestes jogos:

"As eliminatórias a uma mão são totalmente diferentes de jogar a duas. Não sou ninguém para dar conselhos ao Rúben Amorim, que é um treinador de excelência, certamente estará preparado mas o Sporting tem demonstrado esta época que está num nível muito alto. Certamente será muito difícil para a União de Leiria ganhar ao Sporting, mas o futebol é feito de imprevistos e nunca se sabe. Diria que o Sporting tem tudo para passar a eliminatória", prevê.

Em jeito de desafio final, Carriço foi confrontado com um 'embate' entre o Sporting de 2012 e o atual. "Em termos de valia, acho que o Sporting atual é melhor. Mas recordo-me que nesse ano chegámos às meias-finais da Liga Europa. Foi um feito, estivemos perto de chegar à final. Nas eliminatórias fomos muito fortes, chegámos à final da Taça de Portugal. Talvez a nível de regularidade não fomos tão fortes. A nível de corpo técnico e estrutura, o Sporting está melhor hoje em dia", finaliza o antigo futebolista. 

Atualmente, Daniel Carriço é um dos embaixadores da Liga, um cargo pelo qual está "muito orgulhoso" devido à "importância" da entidade a nível nacional. O Sporting joga com o União de Leiria a partir das 20h45, nesta quarta-feira. 

Leia Também: Sporting reembolsa adeptos após adiamento do jogo com o Famalicão

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Já é quase tradição... Dolores Aveiro e a mensagem de apoio aos leões

Dolores Aveiro

Já é quase tradição... Dolores Aveiro e a mensagem de apoio aos leões

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas