O Benfica procura carimbar o acesso às 'meias' da Taça de Portugal, esta quinta-feira, na deslocação ao reduto do Vizela, onde conta com um registo 100% vitorioso, embora esse não seja um dado suficientemente tranquilizador para a equipa comandada por Roger Schmidt, que pretende aprimorar uma 'receita' de sucesso.
As águias venceram quatro dos cinco duelos no reduto do clube minhoto pela margem mínima e, curiosamente, obtiveram o mesmo resultado (1-2) em três - o primeiro jogo aconteceu em 1984/85, seguiram-se os dezasseis-avos da Taça de Portugal, em 2019/20, juntando-se o mais recente duelo na primeira volta do campeonato. A esses triunfos tangenciais junta-se ainda o 0-1 registado na I Liga, na época 2021/22.
A única ocasião em que o Benfica venceu em Vizela por uma margem superior de dois golos aconteceu na temporada passada, embora, uma vez mais, o resultado até possa enganar, dado que o bis de João Mário apareceu da marca de penálti ao cair do pano (90+4'), após um período de incómodo criado pelo Vizela na reta final - tal como aconteceu na presente edição do campeonato.
De referir, ainda, que, num curto histórico de dez confrontos entre os dois clubes, as águias totalizam nove vitórias e um empate (1-1), na Luz, na temporada 2021/22, quando Nélson Veríssimo permitiu que Álvaro Pacheco fizesse história pelos vizelenses, naquela que foi, até ao momento, a exceção à regra.
Benfica sai de Vizela sempre a sorrir, mas, por vezes, a 'tremer'.© Getty Images
Vizela não sabe o que é ganhar a um 'grande'
À semelhança do Benfica, também Sporting e FC Porto não sabem o que é perder frente ao Vizela, com uma ligeira nuance na comparação do histórico dos dois rivais dos encarnados.
Os leões somam por triunfos todos os 12 jogos frente ao vizelenses, enquanto que os dragões venceram oito dos nove duelos, com exceção para um empate (0-0), em 1984/85, naquela que foi a única ocasião em que o clube minhoto travou um 'grande' no seu estádio.
Conseguirá o Vizela - que atravessa um ciclo de quatro derrotas consecutivas - 'fintar' a lógica e lutar por uma vaga inédita nas 'meias' da Taça de Portugal ou será a vez do Benfica aprimorar uma 'receita' de sucesso na sequência de dois triunfos largos e convincentes? Esta quinta-feira teremos a resposta.
Leia Também: Aursnes, o 'polvo' que não mirra e se aproxima do melhor tamanho na Luz