A equipa de Sevilha, com o guarda-redes português Rui Silva na baliza, pareceu acusar o esforço de quinta-feira, na derrota caseira face aos croatas do Dínamo de Zagreb, para a Liga Europa, e não mostrou frescura e capacidade para superar o Alavés, somando mais um empate, que a remete para o sexto lugar, que não dá acesso a uma competição europeia.
Quem parece ter recuperado melhor foi a Real Sociedad, que tinha jogado na quarta-feira, frente ao Paris Saint-Germain, perdendo por 2-0, e foi a Maiorca vencer por 2-1, mas esteve a perder e teve de dar a volta ao resultado.
O Maiorca abriu o marcador logo aos quatro minutos, pelo médio António Sánchez, mas a equipa basca empatou ao minuto 38, pelo japonês Takefusa Kubo, empate que se arrastou até quase ao final da partida, altura em que a Real Sociedad chegou à vitória, com um golo do médio Mikel Merino, aos 90+3.
Pela equipa da casa alinhou o médio luso Samu Costa, que jogou os 90 minutos, enquanto na Real Sociedad o ponta de lança André Silva foi lançado em campo aos 65 minutos, a substituir o avançado nigeriano Umar Sadiq.
Por seu lado, o Granada recebeu o Almeria e não foi além de um empate a um golo, tendo estado a perder desde o minuto nove, altura em que os visitantes inauguraram o marcador pelo lateral direito Marc Pubill, até ao minuto 75, quando o avançado albanês Myrto Uzuni restabeleceu a igualdade.
A baliza do Almeria foi defendida pelo guarda-redes português Luís Maximiano, que foi o melhor jogador em campo e um obstáculo que se revelou intransponível para o ataque do Granada.
Antes, no primeiro jogo do dia, o líder Real Madrid não conseguiu mais do que um empate a um golo no reduto do vizinho Rayo Vallecano.
Os 'merengues' adiantaram-se logo aos três minutos, por intermédio de Joselu, mas os anfitriões responderam aos 27, numa grande penalidade concretizada pelo ex-benfiquista Raúl de Tomás.
O Real Madrid soma agora 62 pontos, contra 56 do Girona, segundo classificado, que se pode colocar a três se na segunda-feira vencer na difícil deslocação a Bilbau, para enfrentar o Athletic, quinto, com 46. O FC Barcelona é terceiro, com 54, e o Atlético de Madrid quarto, com 51.