Rui Vitória sabe bem o que é estar por dentro de um Clássico entre Benfica e FC Porto, tendo acabado por antever, em declarações ao jornal A Bola, o duelo de cartaz da 24.ª jornada da I Liga, com elogios às águias e alertas pelo meio sobre FC Porto... e até Sporting.
"É obviamente um jogo difícil, mas com algumas particularidades que me parecem ser importantes. Uma delas é o FC Porto ter de ganhar, até porque qualquer resultado que não seja a vitória deixa-o muito longe dos lugares do topo. O Benfica vai ter que jogar um bocado com isso, mas vai ser um jogo difícil. O FC Porto, sempre que jogou com o Benfica, deu respostas muito positivas. Fundamentalmente quando esteve 11 contra 11. Não é a mesma coisa que jogar 11 contra 10. Vai ser um jogo de detalhes, difícil para qualquer uma das equipas", começou por dizer.
"O Benfica tem mostrado uma coisa que, na minha perspetiva, é muito positiva, é a capacidade de nunca se deixar abater. O jogo pode não estar a ser muito bom, mas o Benfica está sempre vivo, como se viu com o Sporting, para a Taça", acrescentou de seguida.
O ex-treinador das águias foi ainda questionado sobre os rivais do emblema da Luz, aos quais ainda deixou elogios pela forma de reagir às contrariedades.
"O FC Porto é uma equipa que tem sempre sete vidas e uma capacidade de resposta às adversidades muito grande. Tem tido uma oscilação que não deve acontecer nas equipas grandes porque tem desempenhos muito bons e depois cai bastante", atirou sobre os dragões.
"O Sporting tem uma equipa madura, que perde pontos de forma circunstancial. Não há ninguém que encoste o Sporting às cordas. Só o senti na primeira parte do jogo com a Atalanta. De resto, não vi nenhuma equipa a pôr o Sporting em muitas dificuldades", completou sobre os leões.
Leia Também: Por cá: Vem aí Clássico "crucial" e Sporting defronta outro leão