Uma decisão de Jesus Gil Manzano, no dia 2 de março, durante o Valencia-Real Madrid, originou uma onda de contestação em Espanha. Na última jogada do encontro, o Real bateu um canto à maneira curta, lançando um cruzamento para a grande área. Lá, surgiu Jude Bellingham, mais alto que todos, a cabecear para dentro da baliza.
No entanto, o árbitro espanhol apitou durante o cruzamento e o golo não contou. Essa decisão motivou críticas a todos os níveis e agora serviu de inspiração para uma mudança nas regras de arbitragem em Espanha.
Segundo o jornal Marca, o Comité Técnico de Árbitros vai acabar com a 'moda' de avisar qual é a última jogada do encontro, tal como Manzano tinha feito. Foi feita uma recomendação de que isso deixe de acontecer, porque definir o início e o fim de uma jogada é bastante subjetivo e pode ser alvo de dúvidas.
A decisão polémica teve consequências também para o árbitro em questão, já que foi-lhe dado um "descanso", como conta o jornal espanhol. Um par de semanas sem arbitrar, desde o sucedido.
Leia Também: Odegaard recorda Pepe no Real Madrid: "Para ser sincero..."
Leia Também: "Mbappé vai ganhar finalmente a Bola de Ouro se assinar pelo Real Madrid"