Gabriel Barbosa, jogador que já pertenceu aos quadros do Benfica, foi esta segunda-feira alvo de uma suspensão de dois anos por tentativa de fraude num exame antidoping. A informação foi avançada pelo portal brasileiro Globo Esporte.
A denúncia contra Gabigol, que pertence aos quadros do Flamengo, tinha sido feita no final do mês de dezembro, mas só agora foi concluído o processo. Em causa está uma infração do artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que diz respeito a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controlo".
O processo teve início depois do ex-Benfica não ter colaborado com as autoridades antidopagem, na véspera de um jogo entre Flamengo e Fluminense a 8 de abril de 2023, que foram realizar um teste surpresa.
A imprensa brasileira revela que a suspensão de Gabigol deverá começar a contar a partir do mês de abril. A defesa do avançado quer apresentar um recurso da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.
Mais tarde, e através de comunicado oficial, o Flamengo adiantou que irá "ajudar" Gabriel Barbosa neste processo, nomeadamente na apresentação do recurso junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), por entender que "não houve nenhum tipo de fraude, ou tentativa, que justifique a sanção aplicada".
Segundo a Procuradoria de Justiça Desportiva, o ponta de lança desrespeitou os protocolos para a realização do teste, bem como os agentes encarregados de recolher as amostras dos jogadores do Flamengo naquele dia.
O internacional brasileiro em 18 ocasiões não quis realizar o teste antes do treino, conforme está estabelecido no regulamento, foi almoçar e só mais tarde aceitou fazer a análise à urina, que também apresentou de forma irregular, obtendo um resultado negativo.
Leia Também: Pormenor de Cristiano Ronaldo saltou à vista no fim da 'missão' Eslovénia