FPF promoveu debate para desporto mais saudável, inclusivo e sustentável

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promoveu hoje uma nova edição do Football Talks, sob o lema "Desporto para Todos", que debateu vários problemas e soluções para a saúde, inclusão, sustentabilidade e envelhecimento no desporto.

Notícia

© Getty Images

Lusa
04/04/2024 20:27 ‧ 04/04/2024 por Lusa

Desporto

FPF

No auditório principal da Cidade do Futebol, em Oeiras, dezenas de inscritos assistiram a painéis que contaram com o contributo de representantes de diversas modalidades desportivas e especialistas sobre os três eixos de discussão em debate: a pegada social do desporto, a economia de longevidade e, a concluir, atletas de elite como inspiração.

No primeiro tópico, após uma apresentação inicial de Raquel Vaz-Pinto, investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, que mostrou, através do futebol, a força transformadora do desporto numa sociedade, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, abordou o tema numa mesa redonda, ao lado do professor Jorge Olímpio Bento e Nuno Frazão.

"O desporto é influenciado pela sociedade e tem também um efeito influenciador na própria modelação da sociedade. Tem uma repercussão, e particularmente o futebol, que não se encontra em qualquer outra modalidade. O futebol está presente em todos os contextos societários. Em qualquer ponto do planeta, a linguagem mais comum é a bola e é transversal a todas as sociedades. No entanto, o futebol não é unidimensional e exige uma leitura plural, precisamente porque é para todos", considerou o dirigente.

Desta forma, José Manuel Constantino apontou que o desporto "foi um elevador social para muitos atletas", auxiliando-os na promoção e valorização, um pecúlio que "não se pode abrir mão", falando ainda na esperança renovada nos exemplos dos mais jovens.

"A fraternidade que se revelou nos dérbis, entre atletas de clubes diferentes, é um dos exemplos que me põem a pensar se, por vezes, não sou severo demais nas avaliações que faço quanto à possibilidade de mudar o mundo. São sinais de esperança, apesar da dificuldade e dos comentários. Há jovens com valores e isso supera o resultado. É uma felicidade imensa ver aqueles jogadores abraçados antes e no final de um jogo", frisou.

Relativamente à economia de longevidade, a especialista Ana João Sepúlveda explicou a importância e o papel que o desporto pode ter no envelhecimento da população, o que é cada vez mais uma realidade, como especificou Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre Guimarães, numa mesa-redonda que contou com o presidente do Inatel, Francisco Caneira Madelino, e teve os exemplos do Xico Andebol, através do 'walking handball', e do Esgueira, com o basquetebol suave, para pessoas com mais de 50 anos.

Para o último painel, sobre atletas de elite como inspiração, foram convidados a atleta Andreia Santos, que conjuga o atletismo com o trabalho como empregada de limpeza, a jogadora de futsal do Benfica Janice Silva, que cresceu num bairro social na Amadora, o atleta paralímpico Miguel Monteiro e também o jogador de râguebi Tomás Appleton, que pretende ter a sua modalidade menos elitista e mais aberta a todos os praticantes.

Na plateia, estiveram algumas caras conhecidas do futebol português, como o árbitro Artur Soares Dias, os ex-futebolistas Humberto Coelho, João Vieira Pinto, Abel Xavier, João Tomás, Jorge Andrade, Dimas e Álvaro Magalhães, ou ainda o presidente da FPF, Fernando Gomes, acompanhado pelos vice-presidentes José Couceiro e Mónica Jorge.

Também os líderes do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, do Conselho de Arbitragem da FPF, José Fontelas Gomes, e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, estiveram no auditório.

[Notícia atualizada às 20h51]

Leia Também: "Tem sido a melhor época da minha carreira, mas coletivamente é agridoce"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas