Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 13º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Catamo soltou o 'Genyo' no dérbi. Sporting vence e título fica mais perto

Internacional moçambicano marcou a abrir e fechar o encontro, deixando os verde e brancos com o título de campeão nacional quase encaminhado.

Catamo soltou o 'Genyo' no dérbi. Sporting vence e título fica mais perto
Notícias ao Minuto

22:32 - 06/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Sporting recebeu e venceu, este sábado, o Benfica, por 2-1, no jogo grande da 28.ª jornada da I Liga. Os leões dão assim um passo de gigante rumo ao título de campeão nacional.

Geny Catamo foi a figura do encontro ao marcar os dois golos do triunfo dos verde e brancos, logo antes do primeiro minuto e já nos descontos da etapa final. Alexander Bah, a acabar o primeiro tempo, anotou o golo do Benfica.

Resumo do jogo:

O dérbi eterno começou quentinho ainda antes do apito inicial de Artur Soares Dias dado o grande ambiente que se viveu nos momentos prévios ao arranque do jogo. E muitos adeptos certamente ainda se estavam a sentar, ou até à entrada do estádio, quando o 'vulcão' de Alvalade 'explodiu' ainda antes do primeiro minuto de jogo.

Pedro Gonçalves, de regresso à equipa inicial, castigou um passe falhado de António Silva, bailou entre Bah e Florentino Luís e cruzou para o coração da área. Trubin ainda afastou, mas a bola chegou aos pés de Geny Catamo que atirou a contar aos 45 segundos.

O golo madrugador do Sporting obrigou o Benfica a ser mais incisivo, mas até foi o Sporting que mais vezes incomodou o guarda-redes adversário. A organização defensiva dos leões não dava hipóteses aos homens do ataque encarnado, e as más decisões dos homens da frente no último terço também não ajudavam.

Depois de Catamo ter visto cartão amarelo por conta de uma simulação na área contrária, Rafa Silva e David Neres tentaram a sua sorte pouco depois. O internacional português fez a bola passar muito por cima da baliza de Israel, ao passo que o passe do brasileiro na direção de Di María saiu muito puxado, com o esférico a sair pela linha de fundo.

Francisco Trincão ficou à beira de assinar o segundo da noite dos leões. Gyokeres passa com facilidade por António Silva e  serve para o meio, onde Otamendi corta. No entanto, o extremo leonino apareceu com rapidez e desviou na direção da baliza. Trubin defendeu. Em cima da meia hora de jogo, Artur Soares Dias teve de parar o jogo por conta de alguma confusão entre os jogadores das duas equipas. O juiz portuense resolveu o assunto com cartões amarelos para Hjulmand e Otamendi.

Após esta situação, o encontro entrou num registo incaracterístico com muitas paragens seguidas. E foi nesta altura que se gerou um dos lances polémicos da primeira parte. Di María atingiu Pedro Gonçalves na cara com o punho. Artur Soares Dias e o VAR consideram que não havia motivo para uma intervenção disciplinar.

Di María, que ainda se pegou com Pote, foi um dos principais desequilibradores do Benfica na reta final da primeira parte e esteve ligado ao golo do empate. O argentino, já depois de uma 'bomba' de Florentino contra a muralha defensiva adversária, tirou um cruzamento bem medido e Bah apareceu ao segundo poste a desviar para o golo.

Gyokeres a ser quebra-cabeças na segunda parte

Depois da intensa pressão do Benfica na reta final da primeira parte, foi mesmo o Sporting que entrou a todo o gás para a etapa complementar. Trubin negou o golo a Gyokeres com uma grande defesa aos 50', antes do sueco atirar com estrondo ao ferro aos 53 minutos. Tudo isto depois de Aurnses fazer um corte 'in extremis' quando Catamo procurava servir o camisola 9 dos leões que ficaria isolado na cara do guardião encarnado.

O Sporting, que já tinha feito entrar Bragança para o lugar de Morita para tentar controlar as zonas interiores que o Benfica procurava explorar, estava a falhar muitos passes e quem esteve perto de fazer a remontada foi mesmo a turma encarnada. Aos 66 minutos, e após um passe de Di María nas costas da defesa contrária, Neres ultrapassou Israel e atirou para a baliza, onde surgiu Coates a cortar pela linha de fundo. Três minutos depois, Rafa desviou de calcanhar um cruzamento do camisola 11 das águias, mas Inácio apareceu para cortar.

Em cima do minuto 70, o conjunto liderado por Rúben Amorim teve boa oportunidade para marcar. Num lance de contra ataque isolado, Gyokeres não quis servir Catamo e Aursnes acabou por aguentar a pressão do sueco, fazendo com que o avançado fosse para a zona de pontapé de canto para conseguir limpar a situação.

À entrada para os minutos finais, e depois de Amorim ter feito uma tripla alteração, Di María voltou a tentar a sua sorte. O argentino recebeu um belo passe de Arthur Cabral e obrigou Franco Israel a uma grande defesa para evitar a remontada. O Sporting tentava responder a este ascendente final do Benfica e esteve perto de marcar por duas ocasiões. Daniel Bragança apareceu em zona frontal a rematar contra João Neves e, no canto que se seguiu a esta jogada, o mesmo médio falhou o desvio à boca da baliza de forma incrível.

Mas o falhanço do jogador formado em Alcochete deu lugar a novo momento de explosão que decidiu o encontro. Na sequência de um pontapé de canto na esquerda, Catamo ganhou a bola à entrada da área, amorteceu com o peito e rematou para um golaço e bis no dérbi já nos descontos da segunda parte (90+2'). Pouco depois, Diomande cortou aquele que parecia um remate certeiro de Marcos Leonardo. E ainda se fui a tempo de ver Aursnes receber o segundo amarelo, e respetivo vermelho, por um pisão sobre Koindredi.

Cai, assim, o pano no quarto e último dérbi desta temporada. O Sporting vence e consolida a liderança da prova com 71 pontos, e menos um jogo que será disputado em Famalicão, mais quatro do que o segundo classificado Benfica. Já os encarnados podem ver o FC Porto chegar-se à sua posição em caso de vitória sobre o Vitória SC no domingo.

Momento do jogo: Foi ao cair do pano que se resolver o dérbi. Catamo vestiu a pele de herói e deixou o seu clube à beira da conquista do título de campeão nacional.

Equipas iniciais 

Onze do Sporting: Israel; Coates, Inácio, St. Juste; Matheus Reis, Morita, Hjulmand, Genny Catamo; Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres.

Suplentes: Diogo Pinto, Ousmane Diomande, Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Nuno Santos, Koindredi, Marcus Edwards e Paulinho.

Onze do Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes; Florentino, João Neves, Di María, David Neres; Rafa e Tengstedt.

Suplentes: Samuel Soares, Tomás Araújo, Morato, Álvaro Carreras, Kökcü, João Mário, Tiago Gouveia, Arthur Cabral e Marcos Leonardo.

Antevisão

O ditado popular costuma dizer que "Não há fome que não dê fartura". E quem gosta de futebol irá dizer que muitos dérbis nunca fartam. É o caso do que aconteceu esta semana em Lisboa. Depois do eletrizante jogo no Estádio da Luz na terça-feira passada, Sporting e Benfica voltam a encontrar-se este sábado a partir das 20h30 com outro objetivo na mira.

Após o duelo na Luz que definiu o Sporting como o primeiro finalista da Taça de Portugal, os eternos rivais prometem escaldar a cidade de Lisboa com um novo encontro que promete ser emotivo. Leões e águias jogam uma cartada decisiva na luta pelo título nacional, ao defrontarem-se no Estádio José Alvalade, no dérbi que monopoliza a 28.ª jornada.

A confiança dos verde e brancos para esta partida está em alta. Além de liderarem o campeonato com mais um ponto do que o vigente campeão nacional, os leões têm menos um jogo realizado, com o Famalicão.

A estes dois fatores junta-se o facto do conjunto leonino ter garantido a qualificação para a final da Taça de Portugal, alcançada na terça-feira, com um empate (2-2) no Estádio da Luz, na segunda mão das meias-finais. Um empate que se seguiu depois de se terem vencido por 2-1 no seu terreno, na primeira mão, disputada há mais de um mês.

Do outro lado está a formação orientada por Roger Schmidt que se pode agarrar à exibição que fez há quatro dias (apesar de, no final das contas, ter sido eliminada da prova) e à vitória tardia alcançada na reta final do dérbi da primeira volta (2-1).

Mas não se espera uma missão fácil para os campeões em título. É que o Sporting vai fazer valer o facto de ser a única equipa com um registo 100% vitorioso perante os seus adeptos. Já os encarnados têm revelado algumas fragilidades fora de portas. São já dez pontos que foram perdidos longe da Luz, os últimos na sequência da derrota na visita ao FC Porto (0-5).

Estão, assim, reunidos todos os ingredientes para aquele que é o segundo confronto entre os rivais lisboetas na mesma semana, com o título como pano de fundo. Artur Soares Dias é o árbitro do encontro. E quem for assistir vai precisar, certamente, de uns calmantes.

O Sporting-Benfica, que decorrerá no Estádio José Alvalade, tem apito inicial agendado para as 20h30 deste sábado e poderá acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Trubin nem se mexeu. Geny Catamo bisa, resolve dérbi e acaba em lágrimas

Leia Também: Incrível: Catamo desfaz o nulo no Sporting-Benfica aos 46 (!) segundos

Leia Também: Bah 'subiu ao primeiro andar' para empatar dérbi antes do intervalo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório