O Sporting venceu o Benfica, na segunda vez em que os rivais jogam no espaço de quatro dias, desta vez no Estádio de Alvalade (2-1). Os leões ficam assim mais perto do que as águias de celebrar o título nacional, tendo uma vantagem de quatro pontos sobre os encarnados e menos um jogo disputado.
O jogo ficou marcado por alguns casos duvidosos de arbitragem, liderada por Artur Soares Dias e Luís Godinho na sala do VAR. À cabeça, está a possível expulsão de Ángel Di María, por agressão a Pedro Gonçalves, ao minuto 32.
4': Amarelo por simulação a Geny Catamo
Depois de marcar o golo inaugural da partida, o moçambicano Geny Catamo teve um bom lance de desequilíbrio na grande área do Benfica, em que consegue chegar à linha final. Ao sentir a presença de Nicolas Otamendi, Catamo deixa-se cair e reclama penálti. Artur Soares Dias entendeu o contrário e deu-lhe cartão amarelo.
32': Ángel Di María devia ter visto cartão vermelho?
à passagem da primeira meia-hora de jogo, já com o Sporting em vantagem, o experiente Di María arriscou uma expulsão numa ação sem bola, a atingir Pedro Gonçalves com o punho cerrado na cara do jogador do Sporting. O lance não foi revisto pelo VAR e o jogo decorreu normalmente.
45+3': Golo de Alexander Bah é legal?
Na última jogada da primeira parte, o Benfica chegou ao empate por intermédio de Alexander Bah. O dinamarquês saltou mais alto que toda a gente, ao segundo poste, e fez o empate. O lance foi revisto pelo VAR durante alguns minutos, talvez pelo empurrão de Otamendi a Matheus Reis. Fora-de-jogo não há.
55': Soares Dias devia ter dado lei da vantagem?
Já na segunda parte, com o jogo empatado a uma bola, Viktor Gyokeres fez uma grande arrancada pela direita, ultrapassando o defesa do Benfica Nicolas Otamendi. O argentino caiu após contacto com o sueco, e o árbitro assistente assinalou falta. Soares Dias apitou e cortou a jogada, não dando lei da vantagem.
73': Morten Hjulmand devia ter visto segundo amarelo?
À entrada do último quarto do jogo, o dinamarquês Hjulmand, do Sporting, ficou perto de ser expulso. Travou uma jogada perigosa do Benfica, liderada por Fredrik Aursnes, sem tocar na bola. Soares Dias assinalou falta mas não deu o segundo cartão amarelo ao infrator.
88': Daniel Bragança sofreu grande penalidade?
Ainda antes do golo da vitória de Geny Catamo, Daniel Bragança teve uma ocasião soberana para marcar. À boca da baliza, pisou a bola em vez de rematar e acabou por ser tocado por Alexander Bah, quando estava no chão. Caiu, e pediu grande penalidade. O VAR ainda analisou o lance mas recomendou a Soares Dias para deixar seguir.
90+8': Fredrik Aursnes é bem expulso?
O médio norueguês do Benfica, já de cabeça perdida, entrou tarde numa tentativa de desarme e acertou apenas no adversário. Soares Dias foi expedito a mostrar-lhe o segundo amarelo e consequente expulsão, a única da partida.
[Notícia atualizada às 22h55]
Leia Também: Bah 'subiu ao primeiro andar' para empatar dérbi antes do intervalo
Leia Também: Di María acertou na cara de Pote, mas Soares Dias e VAR mandaram seguir